Máquina do Curupira: Um jogo para auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional baseado na mecânica da Máquina de Turing

  • Karolayne Batista Teixeira UFPA
  • Heleno Fülber UFPA
  • Bruno Merlin UFPA

Resumo


Esta proposta apresenta o desenvolvimento da Máquina do Curupira, um jogo digital criado para que alunos do Ensino Fundamental possam desenvolver o pensamento computacional de forma lúdica e acessível. Com narrativa inspirada no folclore amazônico, o jogador deve libertar animais presos resolvendo desafios que representam, de forma visual, a lógica e mecânica da Máquina de Turing. Desenvolvido na Unity com scripts em C#, o jogo é dividido em cinco níveis progressivos, cada um introduzindo comandos como leitura, escrita, movimentação e repetição. Em vez de programar com blocos, o jogador ajusta parâmetros nos objetos do cenário para resolver os enigmas. Os níveis são organizados para guiar o aluno do simples ao complexo, com feedback visual imediato após cada tentativa. A mecânica pode promover raciocínio lógico e trabalhar os pilares do pensamento computacional, como abstração, decomposição e algoritmos, alinhando-se às diretrizes da BNCC.

Referências

Bombasar, J. R., Raabe, A., and de Santiago, R. (2017) “Ferramentas para o Ensino-Aprendizagem do Pensamento Computacional: Onde está Alan Turing?” in Journal on Computational Thinking, p.3-3. DOI: 10.14210/ijcthink.v1.n1.p3.

Wing, J. M. (2006) “Computational thinking” in Communications of the ACM, p.33–35. [link].
Publicado
24/11/2025
TEIXEIRA, Karolayne Batista; FÜLBER, Heleno; MERLIN, Bruno. Máquina do Curupira: Um jogo para auxiliar no desenvolvimento do pensamento computacional baseado na mecânica da Máquina de Turing. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 244-247. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.14039.