TOUCH LEARN: Plataforma de Desenhos Táteis para Apoio ao Ensino de Alunos com Deficiência Visual
Resumo
O Touch Learn é uma plataforma digital desenvolvida para promover a inclusão educacional de alunos com deficiência visual, alinhando-se ao 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ferramenta funciona como um repositório digital de desenhos táteis organizados por matérias, permitindo que professores acessem e imprimam materiais didáticos adaptados através de impressoras especializadas. Desenvolvido com tecnologias modernas Flutter e Dart, o sistema oferece uma solução multiplataforma acessível em dispositivos móveis e desktops. A plataforma contribui para a equalização da qualidade de ensino entre estudantes com e sem deficiência visual, promovendo uma educação mais inclusiva e em consonância com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como diferencial inovador no cenário nacional, o Touch Learn preenche uma lacuna crítica na oferta de recursos didáticos táteis digitais.Referências
ARAÚJO, Thays Emanuelly Alves De et al. Educação inclusiva: a importância dos recursos e serviços para a participação de alunos com deficiência. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 jun. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília-DF: MEC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 out. 2024.
FERREIRA, João Elias Vidueira et al. Manual de imagens para deficientes visuais. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. DOI: 10.11606/9786587621470. Disponível em: [link]. Acesso em 28 jun. 2024.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009. 346 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Educação de Qualidade - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. [S.l.]: Nações Unidas Brasil, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 jun. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília-DF: MEC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 31 out. 2024.
FERREIRA, João Elias Vidueira et al. Manual de imagens para deficientes visuais. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. DOI: 10.11606/9786587621470. Disponível em: [link]. Acesso em 28 jun. 2024.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectivas. 2009. 346 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Educação de Qualidade - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. [S.l.]: Nações Unidas Brasil, 2024. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 jun. 2024.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
OLIVEIRA, Alex Santos de; OLIVEIRA, Thais Santos de; ASSUNÇÃO, Ítalo Araújo de; FERREIRA, João Elias Vidueira.
TOUCH LEARN: Plataforma de Desenhos Táteis para Apoio ao Ensino de Alunos com Deficiência Visual. In: CONCURSO APPS.EDU - CATEGORIA PROTÓTIPO - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 256-259.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.14070.
