Corte de Lovelace Kids: Robótica e Cultura Maker-Gamer como Inovação Pedagógica na Educação Infantil
Resumo
Este artigo apresenta o projeto Corte de Lovelace Kids, que integra Robótica Educacional, Cultura Maker e Gamificação na Educação Infantil. Com abordagem lúdica e interdisciplinar, a proposta visa desenvolver o Pensamento Computacional, Alfabetização Científica e competências socioemocionais em crianças de 5 a 6 anos. Fundamentado em Papert, Vygotsky, Blikstein e Kapp, adota uma metodologia qualitativa e participante, com formação docente, oficinas para crianças e envolvimento das famílias. Os resultados parciais evidenciam impactos positivos no desenvolvimento infantil, como maior engajamento, protagonismo e criatividade, além da inovação nas práticas pedagógicas mediadas por tecnologia.Referências
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Vygotsky, L. S. (2001) A Formação Social da Mente, Martins Fontes, São Paulo.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
ALVES, Simone Lopes Smiderle; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; MOREIRA, Nilcéa Elias Rodrigues.
Corte de Lovelace Kids: Robótica e Cultura Maker-Gamer como Inovação Pedagógica na Educação Infantil. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 260-267.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.12421.
