Um Sistema Tutor Inteligente para Auxiliar na Escrita de Game Designs com Base em Engenharia de Prompt
Resumo
A crescente integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação tem gerado desafios e oportunidades, especialmente em atividades que envolvem criatividade e estruturação textual. Este projeto de doutorado investiga o uso da IAG no desenvolvimento de um sistema tutor inteligente para apoiar a escrita de Game Design Documents (GDDs) por estudantes e professores. A proposta utiliza estratégias de engenharia de prompt para organizar ideias, aprimorar a clareza textual e alinhar os documentos aos objetivos pedagógicos, contribuindo para qualificar o processo de criação no ensino de desenvolvimento de jogos. A pesquisa adota uma abordagem mista, envolvendo revisão sistemática da literatura, estudos exploratórios, desenvolvimento da ferramenta e avaliação em escolas públicas. Espera-se que a tese ofereça subsídios para a adoção responsável de tecnologias baseadas em IA na educação, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às competências digitais contemporâneas.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
B. NETO, Raimundo N.; ARANHA, Eduardo H. S..
Um Sistema Tutor Inteligente para Auxiliar na Escrita de Game Designs com Base em Engenharia de Prompt. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 280-286.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.16197.
