Produção Textual Criativa e Pensamento Computacional na Autoria de Narrativas Digitais Interativas: Uma proposta baseada no Ciclo de Remidiação Ativa

  • Priscila Castioni Isele UFRGS
  • Marcelo Magalhes Foohs UFRGS

Resumo


Esta pesquisa, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, investiga o Ciclo de Remidiação Ativa para integrar produção textual criativa e norma padrão da Língua Portuguesa ao ensino de pensamento computacional. Com alunos do 8º ano, a proposta envolve: (1) autoria de texto na norma padrão; (2) remidiação para narrativa digital no Scratch; e (3) construção de algoritmo com estratégias de pensamento computacional. Fundamenta-se em Vygotsky, Koch, Torrance, Wing, Bolter & Grusin, CIEB e CSTA. Busca-se ampliar coesão e coerência textuais, consciência linguística e habilidades computacionais, favorecendo aprendizagens interdisciplinares que fazem sentido.

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Publicado
24/11/2025
ISELE, Priscila Castioni; FOOHS, Marcelo Magalhes. Produção Textual Criativa e Pensamento Computacional na Autoria de Narrativas Digitais Interativas: Uma proposta baseada no Ciclo de Remidiação Ativa. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 287-295. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.16200.