Pensamento para Inteligência Artificial Integrado à Educação STEAM e à Alfabetização Científica: desenvolvimento de um Livro-jogo
Resumo
Esta pesquisa de doutorado investiga como integrar o Pensamento para Inteligência Artificial (IA), a abordagem STEAM e a Alfabetização Científica por meio de livros-jogos educativos, visando preparar estudantes para interagir criticamente com a IA. São desenvolvidos dois livros-jogos complementares: um teórico e introdutório, outro prático e interdisciplinar. Utilizando narrativas interativas e aprendizagem baseada em jogos, os materiais buscam promover engajamento, reflexão e resolução de problemas. A pesquisa adota a metodologia Design Science Research e está na fase de aplicação do protótipo, com potencial para contribuir com práticas pedagógicas inovadoras na formação cidadã.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
SANTOS, Juliana Cristina dos; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; BATTESTIN, Vanessa.
Pensamento para Inteligência Artificial Integrado à Educação STEAM e à Alfabetização Científica: desenvolvimento de um Livro-jogo. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 296-303.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.16202.
