Plataforma Criativa: integração de remidiação e pensamento computacional na prática de produção textual

  • Randerson Oliveira Melville Rebouças UFRGS
  • Marcelo Magalhães Foohs UFRGS

Resumo


Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, propõe o desenvolvimento e aplicação da Plataforma Criativa, ambiente digital para integrar produção textual criativa, norma padrão da Língua Portuguesa e pensamento computacional. O projeto combina desenvolvimento tecnológico e aplicação em contexto escolar, articulando remidiação, criatividade e lógica computacional. Encontra-se em fase de levantamento de requisitos, revisão teórica e definição metodológica. Espera-se que a Plataforma Criativa amplie coesão textual, consciência linguística e competências digitais, contribuindo para práticas pedagógicas interdisciplinares alinhadas às diretrizes curriculares nacionais.

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Publicado
24/11/2025
REBOUÇAS, Randerson Oliveira Melville; FOOHS, Marcelo Magalhães. Plataforma Criativa: integração de remidiação e pensamento computacional na prática de produção textual. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 312-319. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.16216.