Cenas e Bits: Interfaces entre Tecnologias Digitais e Artes Cênicas na Educação
Resumo
O presente artigo investiga a relação interdisciplinar entre as tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs) e o ensino de Artes Cênicas. Analisa-se o uso de telas, da internet e das redes sociais pela juventude brasileira a partir das pesquisas TIC Kids Online e como a pervasividade tecnológica afeta o cotidiano escolar. Como alternativa para aprimorar o uso responsável, criativo, autônomo e crítico desses dispositivos pelos alunos, as artes cênicas se apresentam. Então, discute-se os currículos brasileiros de tecnologias e artes com o objetivo de construir programas de aulas que articulam de maneira integrada e não hierárquica os aprendizados de ambas as áreas.Referências
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Nucleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Conectividade significativa: propostas para mediação e o retrato da população no Brasil.
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
MARTINS, Christian Alexsander; VELOSO, Verônica Gonçalves.
Cenas e Bits: Interfaces entre Tecnologias Digitais e Artes Cênicas na Educação. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) - CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE), 14. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 353-358.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie_estendido.2025.16252.
