Aprendizado Prático de Blockchain Permissionada: Desenvolvimento de Implementações com Hyperledger Besu e Hyperledger Fabric via Scripts e Markdown

  • André Defrémont Amachains
  • Caian Santana IFBA
  • Caio Silva UFPA
  • Carlos Costa Faculdade Faci Wyden
  • Ericksulino Moura UFPI
  • George Neres IFBA
  • Victor Cerqueira IFBA
  • Billy Anderson Pinheiro Amachains
  • Allan Edgard Silva Freitas IFBA

Resumo


O ensino de blockchains permissionadas como de plataformas Hyperledger Besu e Hyperledger Fabric, é dificultado pela complexidade da documentação técnica tradicional. Este trabalho propõe uma abordagem alternativa que utiliza scripts automatizados e documentação em Markdown para guiar progressivamente a configuração, implementação e interação com redes blockchain, reduzindo a curva de aprendizado e promovendo uma experiência prática e intuitiva. A eficácia dessa metodologia foi avaliada por meio de um relato de experiência no projeto ILIADA da RNP, em contextos acadêmicos.

Referências

Cantone, D., Santamaria, D. F., and Spinello, V. (2023). A tool to easing the configuration and deploying process of hyperledger fabric. In BIR Workshops.

Chen, W., Zhang, S., Wen, Y., Looi, C.-K., and Yeo, J. A. C. (2019). A spiral model of collaborative knowledge improvement to support collaborative argumentation for science learning: Technological and pedagogical design.

Cohen, D., Lindvall, M., and Costa, P. (2004). An introduction to agile methods. Advances in computers, 62(03):1–66.

Dalla Palma, S., Pareschi, R., and Zappone, F. (2021). What is your distributed (hyper) ledger? In 2021 IEEE/ACM 4th International Workshop on Emerging Trends in Software Engineering for Blockchain (WETSEB), pages 27–33. IEEE.

Dirckinck-Holmfeld, L. (2002). Cscl-computer supported collaborative learning. Uddannelse, læring og IT: 26 forskere og praktikere gør status på området, pages 53–64.

Grayson, K. L., Hilliker, A. K., and Wares, J. R. (2022). R markdown as a dynamic interface for teaching: Modules from math and biology classrooms. Mathematical Biosciences, 349:108844.

Harvey, B. Z., Sirna, R. T., and Houlihan, M. B. (1998). Learning by design: Hands-on learning. American School Board Journal, 186(2):22–25.

Mathwale, R. (2023). Ahfd: A framework for deployment and management of hyperledger fabric enterprise blockchain. In 2023 International Conference on Data Science and Network Security (ICDSNS), pages 1–4.

Melo, F., Cavalcante, C. A., and Letouze, P. (2021). Scripts de instalação de uma rede blockchain como recurso didático para metodologias ativas no ensino de computação. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 305–315. SBC.

Negash, S. and Thomas, D. (2019). Teaching blockchain for business. In 2019 IEEE Canadian Conference of Electrical and Computer Engineering (CCECE), pages 1–4. IEEE.

Xu, X., Weber, I., and Staples, M. (2019). Architecture for blockchain applications. Springer.
Publicado
20/07/2025
DEFRÉMONT, André et al. Aprendizado Prático de Blockchain Permissionada: Desenvolvimento de Implementações com Hyperledger Besu e Hyperledger Fabric via Scripts e Markdown. In: COLÓQUIO EM BLOCKCHAIN E WEB DESCENTRALIZADA (CBLOCKCHAIN), 3. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 49-54. DOI: https://doi.org/10.5753/cblockchain.2025.9145.