Uma Ontologia de Apoio ao Ensino de Experimentação em Engenharia de Software

  • Carlos Danilo Luz Universidade Estadual de Maringá
  • Edson OliveiraJr Universidade Estadual de Maringá
  • Igor Steinmacher Northern Arizona University

Resumo


O uso de experimentação para avaliação empírica das atividades de desenvolvimento de software é uma prática comum nos dias de hoje. Tanto para a indústria de software como em pesquisas acadêmicas, a experimentação se mostra fundamental para a compreensão do ciclo de vida de um software, considerando um conjunto de atividades sistemáticas apoiadas por técnicas estatísticas. Por mais que a comunidade científica de Engenharia de Software (ES) venha utilizando experimentação para a avaliação de teorias e tecnologias, ainda há carência de metodologias e materiais de ensino específicos para experimentação em ES (ESE), o que, consequentemente, ameaça o planejamento, a condução e a disseminação adequada de experimentos e suas futuras reproduções. Assim, esta pesquisa tem como objetivo especificar uma ontologia de apoio ao ensino de experimentação em ES, considerando o desenvolvimento, uso e reúso de Recursos Educacionais Abertos (REA). Tal ontologia será capaz de formalizar os conceitos de ensino de ESE e REAs, além de contribuir com a comunidade de ES na produção e disseminação de materiais de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ontologia, Experimentos de Engenharia de Software, Ensino, Survey

Referências

Alves, L. M., Machado, R. J., and Ribeiro, P. (2012). Experimental software engineering in educational context. In QUATIC, pages 336–341.

Anchundia, C. E. and Fonseca C., E. R. (2020). Resources for reproducibility of experiments in empirical software engineering: Topics derived from a secondary study. IEEE Access, 8:8992–9004.

Forsyth, D. (2018). Probability and Statistics for Computer Science. Springer, Cham.

Furtado, V. d. R. (2018). Diretrizes para avaliação de qualidade de quasi- experimentos e experimentos controlados em linha de produto de software. Master’s thesis, Prog. Pós-Grad. Ciência da Computação - Universidade Estadual de Maringá.

Host, M. (2002). Introducing empirical software engineering methods in education. In CSEE&T, pages 170–179.

Isotani, S., Bittencourt, I. I., Barbosa, E. F., Dermeval, D., and Paiva, R. O. A. (2015). Ontology driven software engineering: a review of challenges and opportunities. IEEE Latin America Transactions, 13(3):863–869.

Kuhrmann, M. and Mu¨nch, J. (2018). Enhancing software engineering education through experimentation: an experience report. In ICE/ITMC, pages 1–9. IEEE.

MEC (2015). Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática. http://www.inf.ufrgs.br/site/wp-content/uploads/2016/05/diretrizes_curriculares.pdf/ - Acessado em: 01 set.

Mendonça, F. M. (2015). OntoForInfoScience: metodologia para construção de ontologias pelos cientistas da informação-Uma aplicação prática no desenvolvimento da ontologia sobre componentes do sangue humano (HEMONTO). PhD thesis, Escola de Ciância da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mendonça, F. M. and Soares, A. L. (2017). Construindo ontologias com a metodologia ontoforinfoscience: uma abordagem detalhada das atividades do desenvolvimento ontológico. Ciência da Informação, 46(1).

Morais, E. A. M. and Ambrósio, A. P. L. (2007). Ontologias: conceitos, usos, tipos, metodologias, ferramentas e linguagens. Technical Report RT-INF 001-07, Instituto de Informática - Universidade Federal de Goiás.

Munezero, M., Yaman, S., Fagerholm, F., Kettunen, P., Mänpaä, H., Mäkinen, S., Tiihonen, J., Riungu-Kalliosaari, L., Tuovinen, A.-P., Oivo, M., Münch, J., and Männistö, T. (2017). Continuous Experimentation Cookbook - An introduction to systematic experimentation for software-intensive businesses. DIMECC, Helsinki, Finland.

Paiva, S. R. (2011). Uma revisão sistemática das pesquisas realizadas sobre a melhoria no ensino de engenharia de software. Relatório Técnico–UFPB/CCEN.

Tichy, W., Lukowicz, P., Prechelt, L., and Heinz, E. (1995). Experimental evaluation in computer science: A quantitative study. J. Syst. Sof., 28:9–18.

Vignando, H., Furtado, V. R., Teixeira, L. O., and OliveiraJr, E. (2020). OntoExper-SPL: An ontology for software product line experiments. In Int. Conf. Enterprise Information Systems, pages 401–408. SciTePress.

Wohlin, C. (2007). Empirical software engineering: Teaching methods and conducting studies. In Basili, V. R., Rombach, D., Schneider, K., Kitchenham, B., Pfahl, D., and Selby, R. W., editors, Empirical Software Engineering Issues: Critical Assessment and Future Directions, pages 135–142. Springer Berlin Heidelberg, Berlin, Heidelberg.

Wohlin, C., Runeson, P., Ho¨st, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.

Zelkowitz, M. V. and Wallace, D. R. (1998). Experimental models for validating technology. Computer, 31(5):23–31.
Publicado
19/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
LUZ, Carlos Danilo; OLIVEIRAJR, Edson; STEINMACHER, Igor. Uma Ontologia de Apoio ao Ensino de Experimentação em Engenharia de Software. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES (WTDSOFT) - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 11. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 70-76. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2020.14611.