Challenge Based Startup Learning: A Framework to Teach Software Startup

  • Rafael Chanin PUCRS
  • Afonso Sales PUCRS
  • Leandro Pompermaier PUCRS
  • Rafael Prikladnicki PUCRS

Resumo


Este artigo apresenta o Challenge Based Startup Learning, um framework que combina Challenge Based Learning, Lean Startup, e Customer Development, em conjunto com técnicas de desenvolvimento de software. Aplicamos o framework em uma disciplina de graduação Empreendedorismo Digital. Nossos resultados preliminares mostram que os estudantes não só entendem o processo de criação de uma startup real, mas também se engajam no processo, pois estão entregando um software útil.

Referências

Chanin, R., Sales, A., Pompermaier, L., and Prikladnicki, R. (2018). Challenge based startup learning: A framework to teach software startup. In 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, ITiCSE 2018, pages 266–271, New York, NY, USA. ACM.

Nichols, M., Cator, K., and Torres, M. (2016). Challenge Based Learning Guide. Nichols, M. and Cator, K. and Torres, M., Redwood City, CA, USA.

Porter, J., Morgan, J., Lester, R., Steele, A., Vanegas, J., and Hill, R. (2015). A course in innovative product design: A collaboration between architecture, business, and engineering. In Proceedings of 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–5, El Paso, TX, USA. IEEE Computer Society.
Publicado
27/09/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CHANIN, Rafael; SALES, Afonso; POMPERMAIER, Leandro; PRIKLADNICKI, Rafael. Challenge Based Startup Learning: A Framework to Teach Software Startup. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CTD-ES) - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 12. , 2021, Joinville. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 78-79. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2021.17294.