Unveiling the Teaching Methods Adopted in DevOps Courses
Resumo
As práticas DevOps surgiram para coordenar as equipes de desenvolvimento e operação e garantir a rapidez e confiabilidade de novas versões de um sistema de software. Embora exista uma demanda considerável para a preparação de novos profissionais nessas práticas, poucos estudos investigam métodos de ensino na Educação DevOps. Esta dissertação investiga os métodos de ensino relatados na literatura e em entrevistas com educadores DevOps. Para ambos os casos, estudamos a sua relação com desafios de ensino de práticas DevOps. Nossos achados sugerem que os educadores deveriam favorecer métodos de ensino práticos para ensinar DevOps, inseridos num ambiente de aprendizagem colaborativa.
Referências
Ferino, S., Fernandes, M., Fernandes, A., Kulesza, U., Aranha, E., and Treude, C. (2021). Analyzing devops teaching strategies: An initial study. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Software Engineering.
Fernandes, M., Ferino, S., Fernandes, A., Kulesza, U., Aranha, E., and Treude, C. (2022). Devops education: An interview study of challenges and recommendations. In Proceedings of the International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training.
Fernandes, M., Ferino, S., Kulesza, U., and Aranha, E. (2020). Challenges and recommendations in devops education: A systematic literature review. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Software Engineering.
Kilamo, T., Hammouda, I., and Chatti, M. A. (2012). Teaching collaborative software development: A case study. In Proceedings of the International Conference on Software Engineering.