Unveiling the Teaching Methods Adopted in DevOps Courses

Resumo


As práticas DevOps surgiram para coordenar as equipes de desenvolvimento e operação e garantir a rapidez e confiabilidade de novas versões de um sistema de software. Embora exista uma demanda considerável para a preparação de novos profissionais nessas práticas, poucos estudos investigam métodos de ensino na Educação DevOps. Esta dissertação investiga os métodos de ensino relatados na literatura e em entrevistas com educadores DevOps. Para ambos os casos, estudamos a sua relação com desafios de ensino de práticas DevOps. Nossos achados sugerem que os educadores deveriam favorecer métodos de ensino práticos para ensinar DevOps, inseridos num ambiente de aprendizagem colaborativa.

Palavras-chave: DevOps, Teaching Methods, Systematic Review, Interviews

Referências

Ferino, S., Fernandes, M., Cirilo, E., Agnez, L., Batista, B., Kulesza, U., Aranha, E., and Treude, C. (2023). Overcoming challenges in devops education through teaching methods. In Proceedings of the International Conference on Software Engineering:Software Engineering Education and Training.

Ferino, S., Fernandes, M., Fernandes, A., Kulesza, U., Aranha, E., and Treude, C. (2021). Analyzing devops teaching strategies: An initial study. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Software Engineering.

Fernandes, M., Ferino, S., Fernandes, A., Kulesza, U., Aranha, E., and Treude, C. (2022). Devops education: An interview study of challenges and recommendations. In Proceedings of the International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training.

Fernandes, M., Ferino, S., Kulesza, U., and Aranha, E. (2020). Challenges and recommendations in devops education: A systematic literature review. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Software Engineering.

Kilamo, T., Hammouda, I., and Chatti, M. A. (2012). Teaching collaborative software development: A case study. In Proceedings of the International Conference on Software Engineering.
Publicado
25/09/2023
FERINO, Samuel; KULESZA, Uirá. Unveiling the Teaching Methods Adopted in DevOps Courses. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CTD-ES) - CONGRESSO BRASILEIRO DE SOFTWARE: TEORIA E PRÁTICA (CBSOFT), 14. , 2023, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 27-28. DOI: https://doi.org/10.5753/cbsoft_estendido.2023.233378.