A study about graphs in the representation of knowledge in discussion forums in Software Engineering

  • Patrick Rodrigo Da Silva UTFPR
  • Érica Ferreira de Souza UTFPR
  • Glaúcia Braga e Silva UFV
  • Katia Romero Felizardo UTFPR
  • Giovani Volnei Meinerz UTFPR

Resumo


No paradigma da web social, os fóruns de discussão são ferramentas eficazes para facilitar o compartilhamento de conhecimento entre os desenvolvedores. Contudo, encontrar manualmente informações úteis em discussões sobre um determinado tema é uma tarefa complexa, tornando-se um grande desafio para a gestão do conhecimento. O objetivo deste trabalho é explorar a representação do conhecimento apoiada em grafos gerados a partir de fóruns de discussão no contexto da Engenharia de Software. Primeiramente, foram construídos grafos de conhecimento considerando os tópicos de discussão do fórum Stack Overflow. Foram realizadas análises visuais e de relevância temática dos grafos gerados. Em seguida, também foi realizada uma avaliação dos grafos gerados por meio de entrevistas com profissionais da indústria de software, a fim de obter uma visão prática do estudo realizado. O uso de grafos gerados a partir de fóruns de discussão pode ajudar a indústria de software a identificar informações úteis e novas tendências.

Referências

Abidi, S., Hussini, S., Sriraj, W., Thienthong, S., and Finley, A. (2009). Knowledge sharing for pediatric pain management via a web 2.0 framework. Studies in health technology and informatics, 150:287–91.

Azevedo, B. F. T. (2011). Minerafórum: um recurso de apoio para análise qualitativa em fóruns de discussão. PhD thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tese de Doutorado em Informática na Computação.

Azevedo, B. F. T., Behar, P., and Reategui, E. (2011). Qualitative analysis of discussion forums. In International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management Applications., pages 671–678.

Dalkir, K. (2005). Knowledge Management in Theory and Practice. The MIT Press.

Falbo, R., Arantes, D., and Natali, A. (2004). Integrating knowledge management and groupware in a software development environment. volume 3336, pages 94–105.

Gottipati, S., Lo, D., and Jiang, J. (2011). Finding relevant answers in software forums. In 26th IEEE/ACM International Conference on Automated Software Engineering, page 323–332.

Liu, Z., Li, K., and Qu, D. (2017). Knowledge graph based question routing for community question answering. In Neural Information Processing, pages 721–730, Cham. Springer International Publishing.

Neto, L. E. C. and Silva, G. B. e. (2018). Colminer: A tool to support communications management in an issue tracking environment. In XIV Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI’18.

Nonaka, I. and Krogh, G. (2009). Tacit knowledge and knowledge conversion: controversy and advancement in organizational knowledge creation theory. Organization Science, 30:635–652.

Paulheim, H. (2016). Knowledge graph refinement: A survey of approaches and evaluation methods. Semantic Web, 8:489–508.

Silva, P. R., Santos, V. ; Souza, E. F., Meinerz, G. V., Felizardo, K. R., and Vijaykumar, N. L. (2020). Extraction of useful information from unstructured data in software engineering: A systematic mapping. In XXIII Ibero-American Conference on Software Engineering (CIBSE), pages 1–14.

Zhao, Y., Wang, H., Ma, L., Liu, Y., Li, L., and Grundy, J. (2019). Knowledge graphing git repositories: A preliminary study. In International Conference on Software Analysis, Evolution and Reengineering (SANER), pages 599–603.
Publicado
06/05/2024
SILVA, Patrick Rodrigo Da; SOUZA, Érica Ferreira de; BRAGA E SILVA, Glaúcia; FELIZARDO, Katia Romero; MEINERZ, Giovani Volnei. A study about graphs in the representation of knowledge in discussion forums in Software Engineering. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CIBSE), 27. , 2024, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 151-165. DOI: https://doi.org/10.5753/cibse.2024.28445.