Utilizando o GenderMag para aprimorar UX em plataformas educacionais

  • Kethelen do Carmo Souza UFAM
  • Genildo Gomes UFAM
  • Bruno Gadelha UFAM
  • Tayana Conte UFAM

Resumo


No contexto do desenvolvimento de software, o viés de gênero pode se refletir em produtos que favorecem ou prejudicam um determinado gênero. O artigo aborda a integração do método GenderMag e das heurísticas de Nielsen na elicitação de requisitos para a experiência do usuário, com foco na inclusão de gênero no design de software, especialmente em sistemas de gestão de aprendizagem (LMSs). A metodologia empregada envolve a aplicação do método GenderMag na inspeção de duas plataformas LMSs, o Moodle e o Google Classroom, com a adaptação de personas baseadas nesse método. Os problemas identificados através do GenderMag foram analisados à luz das heurísticas de Nielsen. Como resultado, foram elicitados 6 recomendações derivados da identificação de viés de gênero nas interfaces, funcionalidades e interações oferecidas pelas plataformas LMSs. Os resultados evidenciam a importância de considerar a diversidade de usuários para garantir uma experiência de uso inclusiva.

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Publicado
06/05/2024
SOUZA, Kethelen do Carmo; GOMES, Genildo; GADELHA, Bruno; CONTE, Tayana. Utilizando o GenderMag para aprimorar UX em plataformas educacionais. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CIBSE), 27. , 2024, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 396-403.