Utilizando o GenderMag para aprimorar UX em plataformas educacionais
Resumo
No contexto do desenvolvimento de software, o viés de gênero pode se refletir em produtos que favorecem ou prejudicam um determinado gênero. O artigo aborda a integração do método GenderMag e das heurísticas de Nielsen na elicitação de requisitos para a experiência do usuário, com foco na inclusão de gênero no design de software, especialmente em sistemas de gestão de aprendizagem (LMSs). A metodologia empregada envolve a aplicação do método GenderMag na inspeção de duas plataformas LMSs, o Moodle e o Google Classroom, com a adaptação de personas baseadas nesse método. Os problemas identificados através do GenderMag foram analisados à luz das heurísticas de Nielsen. Como resultado, foram elicitados 6 recomendações derivados da identificação de viés de gênero nas interfaces, funcionalidades e interações oferecidas pelas plataformas LMSs. Os resultados evidenciam a importância de considerar a diversidade de usuários para garantir uma experiência de uso inclusiva.
Referências
Burnett, M., Peters, A., Hill, C., and Elarief, N. (2016a). Finding gender-inclusiveness software issues with gendermag: A field investigation. In Proceedings of the 2016 CHI conference on human factors in computing systems, pages 2586–2598.
Burnett, M., Stumpf, S., Macbeth, J., Makri, S., Beckwith, L., Kwan, I., Peters, A., and Jernigan, W. (2016b). Gendermag: A method for evaluating software’s gender inclusiveness. Interacting with Computers, 28(6):760–787.
Chatterjee, A., Guizani, M., Stevens, C., Emard, J., May, M. E., Burnett, M., and Ahmed, I. (2021). Aid: An automated detector for gender-inclusivity bugs in oss project pages. In 2021 IEEE/ACM 43rd International Conference on Software Engineering (ICSE), pages 1423–1435.
Clark, J. and Horton, R. (2019). What is the lancet doing about gender and diversity? The Lancet, 393(10171):508–510.
ISO9241-110 (2010). Ergonomics of Human-system Interaction: Part 210: Human-centred Design for Interactive Systems. ISO.
Marsden, N. and Haag, M. (2016). Evaluation of gendermag personas based on persona attributes and persona gender. In HCI International 2016–Posters’ Extended Abstracts: 18th International Conference, HCI International 2016, Toronto, Canada, July 17-22, 2016, Proceedings, Part I 18, pages 122–127. Springer.
Moro, M. (2022). Lack of diversity: Are you part of the problem or its solution? In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 261–271, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Nielsen, J. and Molich, R. (1990). Heuristic evaluation of user interfaces. In Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, pages 249–256.
Stumpf, S., Peters, A., Bardzell, S., Burnett, M., Busse, D., Cauchard, J., Churchill, E., et al. (2020). Gender-inclusive hci research and design: A conceptual review. Foundations and Trends® in Human–Computer Interaction, 13(1):1–69.
Tejedor, F. J. T., García, A. G.-V. M.-R., et al. (2012). Avaliação da integração de plataformas e-learning no ensino secundário. Revista Iberoamericana de Educación, 58(4):1–12.