Análise da experiência do consumidor no setor automotivo: um projeto P&D com a Renault do Brasil

  • Geovany A. D. Cancio UTFPR / Renault do Brasil
  • Marcelo Teixeira UTFPR
  • Diego S. Patriota Renault do Brasil

Resumo


No setor automotivo, empresas competem pela liderança de mercado a partir de estratégias centralizadas no entendimento dos consumidores. Em geral, esse entendimento se concentra em domínios específicos da experiência, sem considerar o efeito encadeado de um conjunto de expectativas. A solução proposta neste artigo captura o efeito integrado e multidimensional da interação do consumidor com a empresa. Por meio de engenharia de dados, um dataset é construído para integrar as experiências dos usuários, a partir do qual uma estrutura de insights é gerada com opções de reconfiguração dinâmica para melhor compreender cada perfil de consumo. A solução é testada e ilustrada mediante um estudo de caso envolvendo dados reais da Renault.

Publicado
06/05/2024
CANCIO, Geovany A. D.; TEIXEIRA, Marcelo; PATRIOTA, Diego S.. Análise da experiência do consumidor no setor automotivo: um projeto P&D com a Renault do Brasil. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (CIBSE), 27. , 2024, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 429-432. DOI: https://doi.org/10.5753/cibse.2024.28531.