Um Novo Serviço de Gerenciamento de Tráfego para ITS baseado em Computação em Névoa

  • Celso A. R. L. Brennand Universidade Estadual de Campinas
  • Geraldo Pereira CiC - UnB

Resumo


Frustrações, perdas monetárias, perda de tempo, alto consumo de combustível e emissões de CO2 são um dos principais problemas causados por engarrafamento nos centros urbanos. Com o intuito de sanar tal problema, este artigo propõe o uRbAN - Rotemento veiculAr na Névoa, um serviço de tráfego para controlar os congestionamentos nos centros urbanos. O uRbAN visa reduzir os problemas gerados por um engarrafamento de forma distribuída para sugestão de novas rotas para os veículos. Ao contrário dos trabalhos da literatura, o uRbAN é modelado usando o paradigma da computação em névoa. Com isso, é possível aproveitar os aspectos inerentes de tal paradigma, tais como baixa latência, balanceamento de carga, escalabilidade, a importância da localização geográfica dos dados e a redução do uso da largura de banda. Para validar o uRbAN, nossa avaliação de desempenho foi realizada em um cenário urbano realístico. Quando comparado com outros trabalhos relacionados, o uRbAN apresenta uma redução no tempo de parada em até 70%, na emissão de CO2 em até 29%, no planning time index em até 49% com um desempenho satisfatório no tempo de resposta.

Palavras-chave: Cidades Inteligentes, Computação em Nuvem, Gerenciamento de Tráfego

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Publicado
10/09/2019
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BRENNAND, Celso A. R. L.; PEREIRA, Geraldo . Um Novo Serviço de Gerenciamento de Tráfego para ITS baseado em Computação em Névoa. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 3. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 15-28. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2019.7465.