SPIAL: A Tool for Software Process Improvement Training

  • Daniela C. C. Kupsch UFMG
  • Rodolfo S. F. Resende UFMG

Resumo

Os requisitos para desenvolvimento de software estão mais complexos e as soluções devem ser obtidas de forma rápida e barata. As disciplinas de Engenharia de Software (ES) que tratam desse conhecimento proveem uma visão introdutória da área e não abordam suficientemente as práticas das organizações desenvolvedoras de software. Com o objetivo de prover uma experiência mais real dos processos de desenvolvimento de software, nós criamos SPIAL, um jogo de simulação que aborda as melhores práticas de ES. SPIAL apresenta a metáfora de uma organização desenvolvedora de software que está executando uma iniciativa de melhoria de processos.

Referências

Chen, W., Wu, W., Wang, T. and Su, C. (2008) A Game-based Learning System for Software Engineering Education. In Proceedings of the 38th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. p. T2A-12-T2A-13. Saratoga Springs: New York.

Navarro, E. O. (2006) SimSE: A Software Engineering Simulation Environment for Software Process Education. PhD thesis, Donald Bren School of Information and Computer Sciences, University of California, Irvine.

Glass, R. L. (1998). Software Runaways: Lessons Learned from Massive Software Project Failures. NL: Prentice Hall.
Publicado
2013-07-23
Como Citar
KUPSCH, Daniela C. C.; RESENDE, Rodolfo S. F.. SPIAL: A Tool for Software Process Improvement Training. Anais do Concurso de Teses e Dissertações (CTD), [S.l.], p. 35-40, jul. 2013. ISSN 2763-8820. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/ctd/article/view/27621>. Acesso em: 15 maio 2024.