SPIAL: A Tool for Software Process Improvement Training

  • Daniela C. C. Kupsch UFMG
  • Rodolfo S. F. Resende UFMG

Resumo


Os requisitos para desenvolvimento de software estão mais complexos e as soluções devem ser obtidas de forma rápida e barata. As disciplinas de Engenharia de Software (ES) que tratam desse conhecimento proveem uma visão introdutória da área e não abordam suficientemente as práticas das organizações desenvolvedoras de software. Com o objetivo de prover uma experiência mais real dos processos de desenvolvimento de software, nós criamos SPIAL, um jogo de simulação que aborda as melhores práticas de ES. SPIAL apresenta a metáfora de uma organização desenvolvedora de software que está executando uma iniciativa de melhoria de processos.

Referências

Chen, W., Wu, W., Wang, T. and Su, C. (2008) A Game-based Learning System for Software Engineering Education. In Proceedings of the 38th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference. p. T2A-12-T2A-13. Saratoga Springs: New York.

Navarro, E. O. (2006) SimSE: A Software Engineering Simulation Environment for Software Process Education. PhD thesis, Donald Bren School of Information and Computer Sciences, University of California, Irvine.

Glass, R. L. (1998). Software Runaways: Lessons Learned from Massive Software Project Failures. NL: Prentice Hall.
Publicado
23/07/2013
KUPSCH, Daniela C. C.; RESENDE, Rodolfo S. F.. SPIAL: A Tool for Software Process Improvement Training. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES (CTD), 26. , 2013, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 35-40. ISSN 2763-8820.