Renderização Interativa em Dispositivos Móveis utilizando Algoritmos de Visibilidade e Estruturas de Particionamento Espacial

  • Wendel B. Silva UNIFOR
  • Maria Andréia F. Rodrigues UNIFOR

Resumo


Desenvolvemos um sistema para renderização interativa em dispositivos móveis usando a API OpenGL ES. Implementamos várias combinações de algoritmos de visibilidade (view-frustum culling, occlusion culling, backface culling e um novo algoritmo, simples e rápido, nomeado backface culling conservativo). Associamos esses algoritmos a diferentes estruturas de particionamento espacial (Grid Irregular, BSP-Trees, Octrees e Portal Octrees) e comparamos seus desempenhos via testes extensivos usando diferentes ambientes 3D (da ordem de milhares de triângulos). Os resultados mostram que taxas interativas podem ser obtidas em dispositivos móveis usando-se geometria, ao invés de renderização baseada em imagem ou em ponto.

Referências

Akenine-Möller, T., Haines, E. (2002). "Real-Time Rendering", A. K. Peters, 2nd edition.

Bittner, J., Wimmer, M., Piringer, H., Purgathofer, W. (2004). "Coherent Hierarchical Culling: Hardware Occlusion Queries Made Useful", CGF, v. XXIII, p. 615–624.

Buschmann, F., Meunier, R., Rohnert, H., Sommerlad, P., Stal, M. (1996). "Pattern-Oriented Software Architecture", v. I, John Wiley & Sons.

Cohen-Or, D., Chrysanthou, Y., Silva, C.T., Durand, F. (2002). "A Survey of Visibility for Walkthrough Applications", IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, v. IX, p. 412–431.

Cohen-Or, D., Rich, E., Lerner, U., Shenkar, V. (1996). "A Real-time Photo-realistic Visual Flythrough", IEEE Trans. on Visualization and Computer Graphics, v. II, p. 255–264.

Klosowski, J.T., Silva, C.T. (2000). "The Prioritized-Layered Projection Algorithm for Visible Set Estimation", In IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, p. 108–123.

Klosowski, J.T., Silva, C.T. (2001). "Efficient Conservative Visibility Culling Using the Prioritized-Layered Projection Algorithm", IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, v. VII, p. 365–379.

Rodrigues, M.A.F., Barbosa, R.G., Silva, W.B. (2006). “Desenvolvimento de Aplicações 3D para Dispositivos Móveis utilizando as APIs M3G e OpenGL ES”, RITA, v. XIII, p. 65-96.

Rodrigues, M.A.F., Rocha, R.S., Silva, W.B. (2008). “Interactive and Accurate Collision Detection in Virtual Orthodontics”, Em 14th Eurographics Symposium on Virtual Environments (EGVE), Netherlands. Eurographics Association, p. 65-72.

Rodrigues, M.A.F., Silva, W.B., Barbosa Neto, M.E., Gillies, D., Ribeiro, I.M.M.P. (2007) “An Interactive Simulation System for Training and Treatment Planning in Orthodontics”, Computers & Graphics, v. 31, p. 688-697.

Samet, H. (1990). "The Design and Analysis of Spatial Data Structures". Addison-Wesley.

Silva, W.B. (2008). “Renderização Interativa em Dispositivos Móveis utilizando Algoritmos de Visibilidade e Estruturas de Particionamento Espacial”, Dissertação de Mestrado, MIA-UNIFOR, Fortaleza-CE. Disponível em [link]

Silva, W.B. e Rodrigues, M.A.F. (2009). “A Lightweight 3D Visualization and Navigation System on Handheld Devices”, Em Anais do 24th Annual ACM Symposium on Applied Computing (ACM SAC), Track on Mobile Computing and Applications, USA: ACM Press, p.162-166.

Wang, R.Y., Pulli, K., Popović, J. (2007). "Mobile 3D Graphics with OpenGL ES and M3G", Morgan Kauffman.
Publicado
20/07/2009
SILVA, Wendel B.; RODRIGUES, Maria Andréia F.. Renderização Interativa em Dispositivos Móveis utilizando Algoritmos de Visibilidade e Estruturas de Particionamento Espacial. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES (CTD), 22. , 2009, Bento Gonçalves/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 121-128. ISSN 2763-8820.