Alfaba: Desenvolvimento de uma Ferramenta Multissensorial com Interface Tangível para o Suporte à Alfabetização de Crianças com Dislexia
Resumo
Este trabalho detalha o desenvolvimento do Alfaba, uma ferramenta multissensorial com interface tangível para apoiar a alfabetização de crianças com dislexia. Com base em pesquisas pedagógicas e neurocientíficas, o Alfaba foi validado por meio de grupos focais e testes de usabilidade individual. Os grupos focais forneceram percepções gerais de educadores e crianças em ambientes educacionais, enquanto os testes individuais permitiram uma análise detalhada da interação das crianças com o dispositivo. As melhorias implementadas visam aprimorar a interface, usabilidade e experiência educacional. O Alfaba se destaca como uma ferramenta inclusiva, com potencial para ser integrada em diferentes contextos educacionais e beneficiar diversos usuários.Referências
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Publicado
20/07/2025
Como Citar
JURGINA, Laura Quevedo; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; PRIMO, Tiago Thompsen.
Alfaba: Desenvolvimento de uma Ferramenta Multissensorial com Interface Tangível para o Suporte à Alfabetização de Crianças com Dislexia. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES (CTD), 38. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 154-165.
ISSN 2763-8820.
DOI: https://doi.org/10.5753/ctd.2025.9094.
