SACI: Sentiment Analysis by Collective Inspection on Social Media Content

  • Rodrigo Chaves UNESP
  • Giovanni Sá UNESP
  • Ramon Vieira UNESP
  • Fernando Mourão UNESP
  • Leonardo Rocha UNESP

Resumo


Análise de Sentimento sobre conteúdo de Mídias Sociais representa uma informação valiosa atualmente. Estudos recentes assumem que para determinar uma opinião coletiva necessita-se conhecer as opiniões individuais. Nesse trabalho apresentamos o SACI (Sentiment Analysis by Collective Inspection), um método não-supervisionado baseado em lexicon que extrai sentimento coletivo sem considerar classificações individuais. Demonstramos que o SACI atende tanto a requisitos de eficácia quanto de eficiência, visto que sua análise coletiva permite uma melhor aproximação da opinião coletiva de um conjunto de documentos. Consolidamos esse trabalho em uma ferramentaWeb de análises de sentimento em tempo real.

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Publicado
28/07/2014
CHAVES, Rodrigo; SÁ, Giovanni; VIEIRA, Ramon; MOURÃO, Fernando; ROCHA, Leonardo. SACI: Sentiment Analysis by Collective Inspection on Social Media Content. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA SBC (CTIC-SBC), 33. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 51-60.