On the Graceful Game

  • Luisa Frickes Universidade Federal Fluminense
  • Simone Dantas Universidade Federal Fluminense
  • Atílio G. Luiz Universidade Federal do Ceará

Resumo


Uma rotulação graciosa de um grafo G com m arestas é uma atribuição de inteiros distintos de 0 a m aos vértices de G de modo que, quando a cada aresta é atribuída a diferença absoluta dos rótulos de seus extremos, todos os rótulos de arestas são distintos. Alexander Rosa estabeleceu duas conjeturas bem conhecidas: todas as árvores são graciosas (1966) e todos os cactos triangulares são graciosos (1988). A fim de contribuir com essas duas conjeturas, investigamos a rotulação graciosa no contexto de jogos em grafos. O jogo gracioso foi introduzido por Tuza em 2017 como um jogo para dois jogadores em um grafo conexo no qual os jogadores, Alice e Bob, se revezam rotulando os vértices com números inteiros distintos de 0 a m. O objetivo de Alice é obter uma rotulação graciosa do grafo, enquanto o objetivo de Bob é impedir que isso aconteça. Neste trabalho, apresentamos os primeiros resultados nesta área, mostrando estratégias vencedoras para Alice e Bob em classes de grafos tais como os grafos completos, caminhos, ciclos, grafos bipartidos completos, caterpillars, prismas, rodas, grafos leme, grafos teia, grafos engrenagem, hipercubos e algumas potências de caminhos.

Palavras-chave: Jogo gracioso, rotulação graciosa, rotulação de grafos, jogos de rotulação

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Publicado
30/06/2020
FRICKES, Luisa ; DANTAS, Simone; LUIZ, Atílio G.. On the Graceful Game. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA SBC (CTIC-SBC), 39. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 21-30.