Biologando sobre Saúde no Contexto da Pandemia da COVID-19 via Plataforma de Videoconferência

Resumo


No contexto da Pandemia da COVID-19, a Educação a Distância ganha ainda mais evidência. Em uma realidade de distanciamento social, o objetivo desse trabalho é avaliar a utilização do aplicativo Google meet em uma palestra virtual oferecida a turmas de Ciências Biológicas a distância de diversas cidades do Ceará, Brasil. Como resultados, 100% dos alunos consideraram (total ou parcialmente) a experiência satisfatória, além da qualidade de som e imagem. Os estudantes realizaram comentários positivos sobre a temática da palestra e o pesquisador, além disso, ressaltaram, ainda, a atualidade da discussão da COVID-19 e a importância da palestra com informações confiáveis em um contexto de disseminação de Fake News.

Palavras-chave: Ciências da Saúde, Educação a distância, Google meet, Fake news

Referências

Albino, J. P., Azevedo, M. L., Bittencourt, P. A. S. A evolução do EAD no ensino superior e suas tendências na educação Brasileira. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 6 (5), 28146-28155, http://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/10148/8493. Acesso em: 04 jun. 2020.

Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, 7 (1), 257-275, https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 04 jun. 2020.

Arthury, L. H. M. and Garcia, J. O. (2020). Em Prol do Realismo Científico no Ensino. Ciência & Educação, Bauru, 26, e20011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – ABED. (2010). Censo EAD.br. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de Survey/Earl Babbie. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Churkin, O. M. (2020). Educação à distância um marco civilizatório, um olhar holístico da pedagogia: sinergia e reflexões na conectividade em tempos de COVID-19. Brazilian Journal of health Review, 3 (2), 3178-3196.

Conde, I. B., Pantoja, L. D. M., Paixão, G. C., Arruda Filho, J. N. (2017). Dificuldades iniciais do ensino a distância na percepção dos alunos do curso de ciências biológicas em uma instituição pública de ensino superior no Ceará. In: Práticas de Inovação no Ensino Superior: a EaD nas Universidades Estaduais e Municipais, p. 76-80. EdUema.

Brito, E. P., Soares, J. F., Gomes, J. C., Borges, L. G., Vidigal, P. R. (2019). Interação e mediação na tutoria on line: a mensagem como canal dialógico. Revista Acadêmica Faculdade Progresso 5 (2), 2-14, http://revista.progressoead.com.br/index.php/academico/article/view/124/103. Acesso em: 04 jun. 2020.

Chassot, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 22, 89-100, https://doi.org/10.1590/S1413- 24782003000100009. Acesso em: 04 jun. 2020.

Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. (2020). Comunicado a Imprensa: Covid-19 – Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe, estima o UNICEF. Panamá.

Gerhardt, T. E. and Silveira, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Luz, L. (2013). Mulheres e EAD: uma análise de gênero sobre o perfil dos (as) acadêmicos (as) na educação a distância no Brasil. Maiêutica-Serviço Social, 1(1), 95-100, https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/SES_EaD/article/view/607, Junho. Acesso em: 05 jun. 2020.

Mesquita, N. A. S., Soares, M. H. F. B. Visões de Ciências em desenhos animados: Uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento cientifico em sala de aula. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 417-29, 2008.

Oliveira, F. A., Dos Santos, A. M. S. (2020). Construção do Conhecimento na Educação a Distância: Descortinando as Potencialidades da EaD no Brasil. EaD em Foco, 10, e799.

Paixão, G. C., Henriques, A. C. P. T., Pantoja, L. D. M., Vidal, E. M. (2016). Ingressantes em um curso de ciências biológicas a distância e a aprendizagem autorregulada. InFor - Inovação e Formação, Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, 2(1), 249-265.

Pimentel, F. S. C., Lima, W. M., Silva Junior, L. C., Ferreira, A. R., Assunção, I. P. (2020). Atividades na pós-graduação utilizando as ferramentas digitais no contexto da crise da covid 19: análise qualitativa descritiva. EmRede, 7 (1), 276-293.

Ribeiro, R. T. M., Soares, L. K. B., Lobo, F. S. B., Pacheco, J. F., Pereira, V. A., Mendes, R. M. S., Pantoja, L. D. M., Paixão, G. C. (2018). Percepção Inicial dos Discentes de Um Curso de Ciências Biológicas a Distância: Possibilidades e Dificuldades. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E), Fortaleza, p. 192-203.

Santos Junior, V. B., Monteiro, J. C. S. (2020). Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, 2, 1-15.

Silva, A. J. H. da. (2014). Metodologia de pesquisa: conceitos gerais. Guarapuava: Editora UNICENTRO.

Sousa Júnior, J. H., Raasch, M., Soares, J. C., Ribeiro, L. V. H. A. S. (2020). Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, Salvador, 13 (2), 331- 346.

Tamariz, A. D. R., De Souza, M. (2015). Educação a Distância no Brasil: perspectivas para redução na evasão de alunos matriculados. Linkania, 5(1), 227-253, http://linkania.org/master/article/view/330/199. Acesso em: 05 jun. 2020.

Vilaça, M.L.C. (2010). Educação a Distância e Tecnologias: conceitos, termos e um pouco de história. Revista Magistro, Rio de Janeiro, 1 (2), 2010, 89-101, http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/1197/801. Acesso em: 05 jun. 2020.

Xavier, T. B., Barbosa, G. M., Meira, C. L. S., Conte Neto, N.; Pontes, H. A. R. Utilização de Recursos Web na educação em Odontologia durante Pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review (BJHR), Curitiba, 3 (3), 4989-5000, http://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/10525/8790. Acesso em: 05 jun. 2020.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Rayane de Tasso Moreira; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. Biologando sobre Saúde no Contexto da Pandemia da COVID-19 via Plataforma de Videoconferência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11378.