LabEAD: Laboratório Eletrônico de Ensino à Distância durante o Distanciamento Social

Resumo


Este artigo descreve um estudo comparativo entre soluções para a execução de atividades de laboratório de eletrônica durante o distanciamento social imposto pela crise do coronavírus. Alternativas de dados tabelados, o uso de simuladores, e a abordagem proposta de laboratório de ensino à distância são comparados sob aspectos de acessibilidade e aprendizagem do aluno, e custo para a escola. Um questionário (n=28) foi aplicado para obter diferentes perspectivas de técnicos, estudantes e professores. Resultados evidenciam maior interesse pela alternativa de laboratório à distância, e a preocupação de professores com a disponibilidade de internet estável aos alunos.

Palavras-chave: Eletrônica, Arduino, Laboratório remoto

Referências

Balamuralithara, B., e Woods, P. C. (2009). Virtual laboratories in engineering education: The simulation lab and remote lab. Computer Applications in Engineering Education, 17(1), 108-118.

Garcia-Zubia, J. et al. (2016). Empirical analysis of the use of the VISIR remote lab in teaching analog electronics. IEEE Transactions on Education, 60(2), 149-156.

Gontean, A. et al. (2009). LabVIEW powered remote lab. In 2009 15th International Symposium for Design and Technology of Electronics Packages (SIITME) (pp. 335-340). IEEE.

Guimarães, V. S. et al. (2013). Um Ambiente para as Práticas Laboratoriais de Física: Estudo do Pêndulo Matemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(02), 78.

Gustavsson, I. et al. (2008). A flexible electronics laboratory with local and remote workbenches in a grid. International Journal of Online and Biomedical Engineering (iJOE), 4(2), 12-16.

Junior, F. S. et al. (2012) "WEBLAB–Um Ambiente de Laboratórios de Acesso Remoto Educacional." Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 23. No. 1.

Karadimas, D., e Efstathiou, K. (2007). An integrated educational platform implementing real, remote lab-experiments for electrical engineering courses. JCP, 2(2), 37-44.

Mougharbel, I. et al. (2006). Remote lab experiments models: A comparative study. International Journal of Engineering Education, 22(4), 849.

Pereira, J. et al. (2018). Implantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior. Revista Tecnologias na Educação, 1-10.

Tokdemir, G., e Bilgen, S. (2008). Remote lab effectiveness assessment model. In 2008 11th International Conference on Optimization of Electrical and Electronic Equipment (pp. 234-239). IEEE.

Viegas, C. et al. (2018). Impact of a remote lab on teaching practices and student learning. Computers & Education, 126, 201-216.
Publicado
31/07/2020
HAYASHI, Victor Takashi; HAYASHI, Fabio Hirotsugu. LabEAD: Laboratório Eletrônico de Ensino à Distância durante o Distanciamento Social. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11379.