VArduino: Um Componente Virtual do Arduino UNO como Dispositivo Periférico do Simulador CompSim
Resumo
Organização e Arquitetura de Computadores é uma disciplina que trata do projeto de computadores, tendo o tópico Subsistemas de Entrada/Saída como um dos mais complexos e extensos. A literatura científica tem optado pelo uso de simuladores computacionais para apoio às práticas pedagógicas, porém, devido ao uso de ferramentas de simulação muito abstratas, o tópico de entrada/saída é tratado de forma puramente conceitual, deixando lacunas no seu aprendizado. Neste artigo é apresentada uma nova ferramenta de aprendizagem, a qual emula diferentes componentes eletrônicos para permitir a criação de periféricos virtuais e com isso apoiar o processo de ensino-aprendizagem em subsistemas de Entrada/saída.
Referências
ARDUINO IO SIMULATOR (2020) Disponível em: https://xevro.be/products/arduino%2520simulator%25201.5.html. Acesso em: 8 jun. 2020.
PROGRAMMING ELECTRONICS ACADEMY. “The Arduino Simulator you’ve been looking for!” (2020) Disponível em: https://www.programmingelectronics.com/arduino-simulator-tinkercad/. Acesso em: 8 jun. 2020.
Badamasi, Y. A. (2014) "The working principle of an Arduino", In: 11th International Conference on Electronics, Computer and Computation (ICECCO), p. 1-4.
Costa, E.; Silva, G. P. (2018) “Um Simulador Didático para o Ensino de Arquitetura de Computadores e Internet das Coisas”, In: International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), v. 7, n. 1, p. 29-38.
D’Ausilio, A. (2012) “Arduino: A low-cost multipurpose lab equipment”, In: Behavior research methods, 44(2), p. 305-313.
Esmeraldo, G. A. R. M.; Mendes, C. S. R.; Cartaxo, L. F.; Lisboa, E. B. (2019) “Apoio ao Aprendizado em Arquitetura e Organização de Computadores: Um Estudo Comparativo entre Simuladores Computacionais”, In: Revista Tecnologias na Educação, 2019.
Fernandes, S. R.; Silva, I. S. (2017) "Relato de Experiência Interdisciplinar Usando MIPS", In: International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), V. 6, n. 1, p. 52-61.
Gonçalves, P. F.; Duraes, J. (2019) "An Arduino Simulator for Practical Embedded Programming Teaching", In: International Symposium on Ambient Intelligence and Embedded Systems.
Gretlein, S. (2013) “Software Modeling for Embedded Systems”, In: Software Engineering for Embedded Systems. Newnes, p. 59-91.
Katayama, T.; Nishida, T.; Kita, Y.; Yamaba, H.; Aburada, K.; Okazaki, N. (2019) “Implementation of Arduino Simulator ADVIS Visualizing the Value of Voltage on the Circuit”, In: Journal of Robotics, Networking and Artificial Life, 5(4), p. 249-252.
Larraza-Mendiluza, E.; Garay-Vitoria, N. (2014) “Approaches and tools used to teach the computer input/output subsystem: A survey”, In: IEEE Transactions on Education, v. 58, n. 1, p. 1-6.
Lisboa, E. B.; Cartaxo, L. F.; Mendes, C. S. R.; Esmeraldo, G. A. R. M. (2018) “Ambiente Integrado de Hardware e Software Aplicado ao Ensino de Projeto de Sistemas Computacionais”, In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018).
Neto, A. M. A.; Borges, J. A. dos S.; Silva, G. P. (2017) “Extensão do Simulador SimuS com uso do Protocolo Firmata”, In: XVIII Workshop de Iniciação Científica do XVII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WIC-WSCAD), p.123-128.
Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017) “Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação”, In: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 153p.