Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?

Resumo


Em tempos de distanciamento social, o ensino remoto se tornou uma possibilidade para ensinar e aprender. Essa modalidade prevê atividades síncronas e assíncronas sem o contato presencial, em que podem ser utilizadas diversas tecnologias. Neste momento, pode ser questionado como os professores e alunos vêem o ensino remoto quanto às dificuldades e oportunidades. A fim de conhecer a opinião dos envolvidos, uma entrevista semiestruturada é feita com dez alunos e seis professores de diversos cursos, áreas e níveis de ensino. Os comentários apontam para as dificuldades de interação e infraestrutura, bem como oportunidades para vivenciar as novas tecnologias e novos ambientes de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Isolamento social, Tecnologias, Entrevista

Referências

Charnei, Margaret (2020). “Dificuldade de aprendizagem do cálculo de área de figuras planas retangulares: uma possibilidade através do GeoGebra”, In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019), Brasília, 2020. https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/9008/6554, Maio.

Feitosa, Murilo Carvalho; Lavor, Otávio Paulino (2020). Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PhET. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p.126-139. http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014/pdf. Maio.

Hitzschky, Rayssa Araújo; Arruda, Juliana Silva; Siqueira, Liliane Maria Ramalho de Castro, Castro Filho, José Aires de (2019). “A utilização de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e a formação docente: a inserção de RED em sala de aula”. Revista Tecnologias na Educação, v. 31, p. 1- 16. https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/12/Art11-Ano-11-vol31-Dezembro- 2019.pdf, Junho.

Masetto, Marcos Tarciso; Nonato, Bréscia; Medeiros, Zulmira (2017). “Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto”. Revista Docência do Ensino Superior, v. 7, n. 1, p. 203-210. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300/1431. Junho

Melo, Elvis Medeiros de; Maia, Dennys Leite (2019). “Uma Análise Exploratória de Dados sobre o Uso do Smartphone por Estudantes de PósGraduação em Tecnologias Educacionais”, Revista Tecnologias na Educação, v. 31, p. 1-20. https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/12/Art2-Ano-11-vol31-Dezembro- 2019.pdf, Maio.

Mourão, Letícia dos Santos; Araújo, Lorena Cavalcante; Silva, Marcelo Pereira da (2019). “Educação virtual e marketing digital: uma análise do perfil “Efeito Orna” no Instagram”. Revista Tecnologias na Educação, v. 30, p. 1-13. https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2019/12/Art1-Ano-11-vol30-Novembro- 2019.pdf. Junho.

Pimentel, Lucas; Nicolau, Marcos (2018). “Os Jogos de Tabuleiro e a Construção do Pensamento Computacional em Sala de Aula”, In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), Fortaleza. http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_11.pdf, Maio.

Pinheiro, Paulo Sérgio Brito; Seruffo, Marcos César da Rocha; Pires, Yomara Pinheiro (2019). “Experiência de Uso de um Aplicativo Educacional Para Dispositivos Móveis no Município de Castanhal – Pará”, Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE, v. 27, n. 3, p. 242-264. https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v27n03242264/6690, Maio.

Porfírio, Camila Tauane; Sobreira Júnior, Otávio Vieira; Pantoja, Lydia D. Maia; Paixão, Germana Costa (2018). “Atividades Assíncronas em Um Curso de Graduação a Distância: Aceitação, Participação e Desempenho dos Discentes”, In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), Fortaleza. http://ceur-ws.org/Vol-2185/CtrlE_2018_paper_39.pdf, Junho.

Rodrigues Júnior, José Florêncio; Véras, Sonia Carvalho Leme Moura (2019). “A Comunicação, a Colaboração e o Diálogo pela Web: uma Evidência”, In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018), Recife. https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/8885/8786, Junho.

Silva, Arthur William Pereira da; Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima; Santos, Helaine Cristine Carneiro; Oliveira, Brenda Nathalia Fernandes (2017). “Entrevista com Professoras do Ensino Fundamental I sobre Educação para a Sustentabilidade”. Revista Lumen, v. 4, n.2, p. 1-9. Junho.

Vieira, Francisco Giovanni David (2017). “Ensino de Marketing por meio de entrevista semi-estruturada”. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 195, p. 1-8. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34940, Junho
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FEITOSA, Murilo Carvalho; MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.