A Produção de Materiais Autorais Digitais Educacionais Interdisciplinares por Licenciandos e a Relação com a Docência

Resumo


O objetivo é analisar como os licenciandos da disciplina Tecnodocência utilizam Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Procedeu-se com Estudo de Caso, por meio de observação espontânea de situação hipotética de aula, realizada por dois grupos interdisciplinares. A pesquisa foi subdividida em planejamento, coleta e análise de dados. Observou- se que um grupo utilizou o MADE produzido de maneira instrucionista. Em todos os grupos, verificou-se que o período maior de aula foi destinado à exposição dialogada de conteúdos, em que o professor ocupa o centro da ação docente com aulas multidisciplinares. Entretanto, as produções dos MADEs, foram interdisciplinares.

Palavras-chave: Autoral, Tecnologia Digital, Licenciatura, Docência

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Publicado
31/07/2020
DE LIMA, Luciana; TELES, Gabriela; DA SILVA, Danielle Gonzaga; LOUREIRO, Robson Carlos. A Produção de Materiais Autorais Digitais Educacionais Interdisciplinares por Licenciandos e a Relação com a Docência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 69-78. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11384.