A Produção de Materiais Autorais Digitais Educacionais Interdisciplinares por Licenciandos e a Relação com a Docência
Resumo
O objetivo é analisar como os licenciandos da disciplina Tecnodocência utilizam Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). Procedeu-se com Estudo de Caso, por meio de observação espontânea de situação hipotética de aula, realizada por dois grupos interdisciplinares. A pesquisa foi subdividida em planejamento, coleta e análise de dados. Observou- se que um grupo utilizou o MADE produzido de maneira instrucionista. Em todos os grupos, verificou-se que o período maior de aula foi destinado à exposição dialogada de conteúdos, em que o professor ocupa o centro da ação docente com aulas multidisciplinares. Entretanto, as produções dos MADEs, foram interdisciplinares.
Referências
Feitosa, R. A. (2010) “Formação de Professores de Ciências Biológicas na UFC: um estudo de caso a partir do Estágio Supervisionado”. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Gil, A. C. (2010) “Como Elaborar Projetos de Pesquisa”. São Paulo: Atlas.
Japiassu, H. “O Sonho Transdisciplinar e as Razões da Filosofia”. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
Kenski, V. M. (2007) “Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação”. Campinas: Papirus.
Lima, L. de. (2014) “Integração das Tecnologias e Currículo: a aprendizagem significativa de licenciandos de ciências na apropriação e articulação entre saberes científicos, pedagógicos e das TDICs”. 366f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.
Lima, L. de e Loureiro, R. C. (2016) “Integração entre Docência e Tecnologia Digital: o desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar”. Revista Tecnologias na Educação, Fortaleza, v.17, n.8, p.1-11.
Melo, G. C. V. de. (2012) “O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa”. RBLA, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 93-118.
Papert, S. (2008) “A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática”. Porto Alegre: Artes Médicas.
Ricardo, E. C. (2007) “Educação CTSA: Obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar”. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial.
Santos, E. O. dos. (2002) “O currículo e o digital: Educação presencial e a distância”. 75 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Sibilia, P. (2012) “Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão”. Rio de Janeiro: Contraponto.
Tardif, M. e Lessard, C. (2011) “O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas”. Petrópolis: Editora Vozes.
Valente, J. A. (2001) “A Informática na Educação: Como, Para que e Por que”. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, s/v, n.1.
Veiga, I. P. A. (2006) “Docência universitária na educação superior”. In Ristoff, D; Sevegnani, P. (org). Docência na Educação Superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Viseu, F. e Ponte, J. P. da. (2012) “A Formação do Professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu Estágio Pedagógico”. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 42A, p. 329-357.
Yin, R. K. (2010) “Estudo de caso: planejamento e métodos”. Porto Alegre: Bookman.