Levantamento de Demandas Formativas: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Elvis Medeiros de Melo UFRN http://orcid.org/0000-0002-8011-6681
  • Vitória Morais Rodrigues Cavalcanti Alves UFRN
  • Vinicius Oliveira UFRN
  • Madson Felipe Barbosa UFRN
  • Ismenia Blavatsky de Magalhães UFRN

Resumo


Com a expansão das novas formas de aprendizagem, muitos professores acabam necessitados de formação continuada. Desse modo, o mapeamento de demandas formativas é interessante para que sejam realizados trabalhos nas potenciais demandas. Tendo em vista essa problemática, este trabalho tem o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura para identificação das técnicas de levantamento de demandas formativas. Foram encontrados 45 artigos que realizaram o levantamento por meio de questionário e observação. As demandas formativas compuseram um corpus textual no qual uma análise semântica latente foi realizada, dentre as quais o uso de dispositivos móveis e composição de grupos colaborativos obtiveram maior destaque.

Palavras-chave: Demandas Formativas, Análise Semântica Latente, Inteligência Artificial Aplicada a Educação

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Publicado
31/07/2020
DE MELO, Elvis Medeiros; ALVES, Vitória Morais Rodrigues Cavalcanti; OLIVEIRA, Vinicius; BARBOSA, Madson Felipe; DE MAGALHÃES, Ismenia Blavatsky. Levantamento de Demandas Formativas: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 79-88. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11385.