Seleção e Análise de Aplicativos Educacionais de Língua Portuguesa e de Matemática: Apropriação e Formação Docente

  • Rayssa Araújo Hitzschky UFC
  • Juliana Silva Arruda UECE
  • Antônia Taticlé Vieira Cassiano UFC
  • Cintia Arruda Lima UFC
  • Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira UFC

Resumo


Este estudo busca investigar ações de uma oficina para docentes, por meio da seleção e da análise de aplicativos educacionais gratuitos de Língua Portuguesa e de Matemática, conforme critérios técnicos e pedagógicos. A oficina foi organizada em três momentos: 1) Apresentação teórica; 2) Demonstração de um aplicativo na prática: Kahoot!; 3) Seleção e análise de aplicativos educacionais. Os principais resultados apontam a relevância do momento formativo para a apropriação, para o entendimento e para a aplicação teórico-prática dos critérios técnicos e pedagógicos durante o uso dos recursos. Além disso, as análises dos recursos evidenciam olhares diversos e heterogêneos, carregando em si as vivências e os conhecimentos de mundo de quem os analisou.

Palavras-chave: Aplicativos educacionais, Análise de aplicativos, Formação docente

Referências

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Publicado
31/07/2020
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HITZSCHKY, Rayssa Araújo; ARRUDA, Juliana Silva; CASSIANO, Antônia Taticlé Vieira; LIMA, Cintia Arruda; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Seleção e Análise de Aplicativos Educacionais de Língua Portuguesa e de Matemática: Apropriação e Formação Docente. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 89-98. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11386.