Seleção e Análise de Aplicativos Educacionais de Língua Portuguesa e de Matemática: Apropriação e Formação Docente
Resumo
Este estudo busca investigar ações de uma oficina para docentes, por meio da seleção e da análise de aplicativos educacionais gratuitos de Língua Portuguesa e de Matemática, conforme critérios técnicos e pedagógicos. A oficina foi organizada em três momentos: 1) Apresentação teórica; 2) Demonstração de um aplicativo na prática: Kahoot!; 3) Seleção e análise de aplicativos educacionais. Os principais resultados apontam a relevância do momento formativo para a apropriação, para o entendimento e para a aplicação teórico-prática dos critérios técnicos e pedagógicos durante o uso dos recursos. Além disso, as análises dos recursos evidenciam olhares diversos e heterogêneos, carregando em si as vivências e os conhecimentos de mundo de quem os analisou.
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2017). "Base Nacional Comum Curricular". Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental.
Bogdan, R.; Biklen, S. (1991). "Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos". Portugal: Porto. 336p.
Braga, B. P. S.; Ferreira, A. L.; Gomes, A. V.; Araújo, L. C.; Vieira, M. C. L.; Brito, M.C. C.; Machado, Y. S. R. (2018). "Sala de Aula Invertida: Uma Proposta de Inovação Metodológica na Formação de Professores". In: CTRL+E, Fortaleza - III Congresso sobre Tecnologias na Educação. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, v. 2185.
Hitzschky, R. A.; Arruda, J. S.; Lima, C. A.; Siqueira, L. M. R. de. C.; Castro-Filho, J. A. (2018). "O uso de aplicativos educacionais no Ensino Fundamental em tempos deaprendizagem móvel: contribuições para a formação de professores". Revista Tecnologias na Educação, Ano 10, n/vol.26, Edição Temática VIII - III Congresso sobre Tecnologias na Educação.
Hitzschky, R. A.; Brito, M. A. F.; Arruda, J. S.; Melo, M. B. O.; Castro-Filho, J. A. (2016). "Práticas educativas com o uso de dispositivos móveis em aulas de campo: aprendizagem para além dos muros da escola". In: I Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação.
Lucena, S. (2016). "Culturas digitais e tecnologias móveis na educação". Educar em Revista, núm. 59, pp. 277-290.
Kenski, V. M. (2003). "Aprendizagem mediada pela tecnologia". Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez.
Lima, M. S. L. (2001). “A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissional”. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Melo, E. M.; Maia, D. (2019). "O Uso de Dispositivos Móveis para o Tratamento da Informação: uma Revisão Sistemática de Literatura". In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 128-137.
Moran, J. M. (2010). “Os novos espaços de atuação do educador para a inovação”. Inovação na Educação. In: Revista Aprendizagem, Paraná. IFPB, v. 2 n. 17, p. 62-63.
Nascimento, K. A. S. do. (2016). "MC-Learning: práticas colaborativas na escola com o suporte da tecnologia móvel". 256f. - Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE).
Pimentel, N. M. (2013). "As políticas públicas para as tecnologias de informação e comunicação e educação a distância no Brasil". In Educação em foco, Juiz de Fora.
Silva, M. A; Nascimento, K. A. S; Carvalho, R. L; Maia, D. L. (2015). "O laptop educacional e o software educativo livre Geogebra no ensino de Matemática". In: Castro- Filho, J. A; Silva, M. A; Maia, D. (Org.). Lições do Projeto Um Computador Por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. Fortaleza: EdUECE.
Sousa Júnior, A., Oliveira, C., Braga, E. e Lima, V. A. (2017). "Google Suite for education: trazendo o Google Classroom como uma perspectiva para as salas de aula usando os dispositivos móveis". Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação.
Unesco. (2014). "Policy Guidelines for Mobile Learning". Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf. Acesso: 01 Abr. 2020.
Zednik, H.; Tarouco, L. M. R.; Klering, L.; García-Valcárcel, A.; Guerra, E. P.M. (2014). "Tecnologias digitais na educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula". III Congresso Brasileiro de Informática na Educação. XXII Workshop de Informática na Educação. Dourados: MS.