O Uso de Tirinhas como Objeto de Aprendizagem (OA) na Formação Continuada de Professores
Resumo
Este trabalho surgiu durante uma oficina ministrada à licenciandos na Jornada de Metodologias Ativas 2019. O objetivo foi apresentar uma proposta de utilização de tirinhas como Objeto de Aprendizagem (OA), vinculada à um modelo de percurso metodológico de ensino. Além disso, foi utilizado o site gratuito de edição de HQ Toondoo.com. Os resultados demonstraram uma evolução na compreensão da ferramenta tecnológica no decorrer da oficina pelos professores. Entretanto, há uma necessidade de se empregar metodologias de ensino que utilizem tirinhas para investigar os seus efeitos na aprendizagem dos alunos em cada uma das áreas de ensino e em conformidade com alguns passos metodológicos propostos na literatura.
Referências
Brasil. (2017) Ministério da Educação. “Base Nacional Comum Curricular- BNCC”.Brasília.
Castro-Filho, J. A. (2007). “Objetos de aprendizagem e sua utilização no ensino de matemática”. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 9, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, MG : SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/grupos-de-pesquisa/novas-tecnologias/grupos-de-pesquisa/pde/pdf/objetos_de_aprendizagem_e_EM.pdf
Castro, J. B.; Soares, I. O.; Vianna, E. P. N.; Sousa, J. S. (2017). “Lógica Criativa: a construção de mídias digitais para o ensino de matemática”. In: Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017). VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.485
Costa, D. F.; Monteiro, J. A.; Castro, J. B.; Coutinho-Júnior, A. L.; Sales, G. L. (2019). “Strategies for the elaboration of a gamed activity script”. Research, Society and Development, 8(11), 188111451. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7164825
Hino, M. C.; Przeybilovicz, E.; Coelho, T. R. (2019). “Bring your own device (BYOD): entendendo uma nova prática no ambiente acadêmico”. Acta Scientiarum. Education, 41, e42661-e42661. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/42661
Lacerda, C. C.; Sepel, L. M. N.; Falkembach, G. M. (2017). “Toondoo: o uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores”. Imagens da educação, 7(3), 63-73. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/38294
Lira, A. S.; Leitão, D. A.; Castro, J. B. (2019). “Como o Processo de Produção de Mídias pode contribuir para a Formação docente?”. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, p. 425-434, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/95850
Moreira, M. A. (2017). “Grandes desafios para o ensino da Física na educação contemporânea”. Revista Do Professor de Física, 1(1), 1-13. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7074
Nash, S. (2005). “Learning objects, learning object repositories, and learning theory: Preliminary best practices for online courses”. Interdisciplinary Journal of E-Learning and Learning Objects, 1(1), 217-228. Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/44877/
Novais, A. E. (2010). “Experiências genuinamente digitais e a herança do impresso: o que ajuda na interação com as interfaces gráficas”. RIBEIRO, AE et Al. Linguagem Tecnologia e Educação. São Paulo: Peirópolis.
Rama, A.; Vergueiro, W. (2008). “Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula”. Editora Contexto. São Paulo.
Sales, G. L. (2005). “QUANTUM: Um Software para Aprendizagem dos Conceitos da
Física Moderna e Contemporânea”. Dissertação de Mestrado, CEFET-CE. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UECE-0_56424d765dbfb08a0c67972e8638496c
Teles, G.; Soares, D. M. R.; de Lima, L.; Loureiro, R. C. (2020). “Docência e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Planejamento e Execução de Aulas por Licenciandos”. Brazilian Journal of Technology, 3(2), 73-84.
Wiley, D. A. (2002). “The instructional use of learning objects” (Vol. 1). Bloomington, IN: Agency for instructional technology.