Vídeos na Formação de Professores de Matemática: Sistemas Lineares e Perspectivas para Tempos de Pandemia

Resumo


Neste texto buscamos refletir acerca do papel dos cursos de formação de professores de Matemática no contexto da cibercultura. Através de uma atividade de produção de vídeos conduzida em um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública no interior do Ceará, observamos as dificuldades e possibilidades no uso de recursos próprios da cibercultura no ensino e aprendizagem de resolução de sistemas lineares. Levantamos questionamentos acerca do comportamento dos próprios estudantes, que parecem estar ainda sob forte influência de um modelo massivo de ensino, e apresentamos perspetivas acerca do contexto de pandemia vivido na atualidade.

Palavras-chave: Cibercultura, Método de gauss, Dieta

Referências

Bazzo, V. Scheibe, L. (2019) “De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente”, Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684.

Brasil (2015) “Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada”, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, seção 1, p. 13, 25 de junho de 2015.

Brasil (2020a) “Sinopse Estatística da Educação Básica 2019”, http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica, Abril.

Brasil (2020b) “Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico”. INEP.

Cosenza, R. Guerra, L. B. (2011) “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende”.Artmed.

Gatti, B. A. (2014) “A formação inicial de professores para a Educação Básica: as licenciaturas”, Revista USP, n. 100, p. 33-46. São Paulo.

Lemos, A. (2013) “Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea”. Sulina, 6a edição.

Lévy, P. (2010) “Cibercultura”. Editora 34, 3a edição.

Prensky, M. (2001) “Digital Natives, Digital Immigrants”,https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf, Junho.

Santaella, L. (2003) “Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura”. Paulus.
Publicado
31/07/2020
DA SILVA, Márcio Nascimento; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Vídeos na Formação de Professores de Matemática: Sistemas Lineares e Perspectivas para Tempos de Pandemia. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 118-127. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11389.