Curso de Roteiro para Produção de Vídeo Estudantil: Perfil dos Professores

  • Josias Pereira UFPel
  • Eliane Cândido UFPel
  • Viviane Lino UFPel

Resumo


O artigo apresenta e discute resultados de um curso de roteiro para vídeo Estudantil realizado na modalidade EaD para professores da Educação básica no ano de 2019. Os dados foram coletados na inscrição do curso pelos cursistas. Discutiu-se a transposição de uma ação prática e poética para a modalidade EaD. Foi possível detectar a necessidade de projetos de capacitação docente aliados a metodologia PVE.

Palavras-chave: Produção de Vídeo Estudantil, Metodologia PVE, Formação Docente, Tecnologia Educacional

Referências

Araújo, Ulisses F. (2003) “Temas transversais e a estratégia de projetos”. São Paulo: Moderna.

Brasil. (2020) Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. “Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC”. Brasília, DF, 2017. Disponível no portal do MEC.

Charlot, Bernard. (2005) “Relação Com o Saber, Formação de Professores e Globalização: Questões Para Educação Hoje”. Porto Alegre: Artmed.

Freire, Paulo. (1991) “A Educação na Cidade”. São Paulo: Cortez.

Freire, Paulo. (1979) “Educação e Mudança”. 12a Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro.

Freire, Paulo. (1996) “Pedagogia da autonomia”. São Paulo: Paz e Terra.

Pereira, Josias; e Mattos, Daniela Pedra. (2017) “A Produção de Vídeo na Prática Escolar: Análise do I Festival de Vídeo Estudantil da Cidade de Capão do Leão/RS – Brasil”. In Revista Tecnologias na Educação -Ano 9 Número/Vol.19 -Julho 2017. Disponível no link. http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/Art13-vol19- julho2017.pdf.
Publicado
31/07/2020
PEREIRA, Josias; CÂNDIDO, Eliane; LINO, Viviane. Curso de Roteiro para Produção de Vídeo Estudantil: Perfil dos Professores. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 128-137. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11390.