Avaliação da Motivação da Aprendizagem de Programação Avançada através de PBL

  • Francisco Tito Silva Santos Pereira UEFS
  • Roberto Almeida Bittencourt UEFS

Resumo


Este trabalho apresenta uma avaliação da motivação em uma disciplina integrada de programação orientada a objetos, estruturas de dados e projeto de sistemas que utiliza a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) como abordagem de ensino-aprendizagem. Este trabalho replica uma análise anterior e os resultados apontam que a motivação se mantém elevada durante a resolução dos problemas pelos estudantes. Além disso, a motivação nos módulos teóricos que acompanham os problemas PBL reflete diretamente os resultados obtidos pelos estudantes.

Palavras-chave: PBL, Motivação, Programação orientada a objetos, Ensino-aprendizagem, CS2

Referências

Angelo, M. F., Loula, A. C., Bertoni, F. C. & Santos, J. A. M. (2014). Aplicação e Avaliação do Método PBL em um Componente Curricular Integrado de Programação de Computadores. Revista de Ensino de Engenharia, 33(2).

Arshad, N. (2009). Teaching Programming and Problem Solving to CS2 Students Using Think-Alouds. In Proceedings of the 40th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pp. 372-376.

Bergin, S. & Reilly, R. (2005). The Influence of Motivation and Comfort-Level on Learning to Program.

Cintra, C.S. & Bittencourt, R. A. (2015). Being a PBL Teacher in Computer Engineering: An Interpretative Phenomenological Analysis. In 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE.

Jenkins, T. (2002). On the Difficulty of Learning to Program. In Proceedings of the 3rd Annual Conference of the LTSN Centre for Information and Computer Sciences, pp. 53-58.

Keller, J. M. (2009). Motivational Design for Learning and Performance: The ARCS Model Approach. Springer Science & Business Media.

Kölling, M. (1999). The Problem of Teaching Object-Oriented Programming, Part 1: Languages. Journal of Object-oriented programming, 11(8): 8-15.

Ribeiro, A. L., Bittencourt, R. A. & Santana, B. L. (2018). Análise da Motivação em um Estudo Integrado de Programação Baseado em PBL. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Francisco Tito Silva Santos; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Avaliação da Motivação da Aprendizagem de Programação Avançada através de PBL. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 138-147. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11391.