E se Nossa Oficina não Der Certo?

Resumo


A inclusão do ensino de computação na educação básica é uma tema de interesse crescente no Brasil. Uma das formas de trabalhar conceitos de computação é através da Computação Criativa, abordagem que privilegia a criatividade e a colaboração. Este artigo apresenta um relato de experiência de uma oficina de Computação Criativa com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual pública, apoiada pelo uso do ambiente Scratch e de um livro didático. A experiência permitiu identificar fatores que podem influenciar positiva ou negativamente na efetiva aprendizagem e no nível de motivação dos estudantes.

Palavras-chave: Computação criativa, Oficina, Computação na escola, Scratch

Referências

Alves, N., von Wangenheim, C. G., Hauck, J., Borgatto, A., & Andrade, D. (2019). Uma Análise do Sequenciamento Pedagógico no Ensino de Computação na Educação Básica. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE.

Bezerra, F., & Dias, K. (2012). Programação de Computadores no Ensino Fundamental: Experiências com Logo e Scratch em Escola Pública. Revista Traços, 14(30).

Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., da Cunha, M. M., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Aguiar, M. S., & Reiser, R. H. S. (2016). Computação na Educação Básica no Brasil: O Estado da Arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2): 210-238.

Brennan, K., Chung, M., & Hawson, J. (2011). Creative Computing: A Design-Based Introduction to Computational Thinking. Acessado em Maio, 2020.

Bueno, A. P., & Ritzel, M. I. (2013). A Informática no Contexto Educacional. Revista Conhecimento Online, 2.

Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., & Farias, A. (2012). Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: Experiência de Licenciandos em Computação da Universidade Federal da Paraíba. In XX Workshop de Educaçãoem Computação - WEI. Curitiba, PR, Brasil.

Cuny, J., Snyder, L., & Wing, J.M. (2010). Demystifying Computational Thinking for Non-Computer Scientists. Unpublished manuscript in progress.

Dantas, J. S. (2017). O Pensamento Computacional na Educação Básica: Uma Análise sob a Perspectiva do Ensino de Computação.

Monte-Alto, H. H. L. C., Schreiner, M. A., Dörr, J. B., Lisbôa, E. S., & dos Santos Soares, J. P. R. (2017). Iniciativas para a Disseminação da Ciência da Computação na Educação Básica no Município de Palotina – Paraná. Extensão em Foco, 1(13).

Resnick, M. (2007). All I Really Need to Know (about Creative Thinking) I Learned (by Studying how Children Learn) in Kindergarten. In Proceedings of the 6th ACM SIGCHI conference on Creativity & Cognition.

Rodrigues, R. da Silva, Andrade, W., Guerrero, D., & Sampaio, L. (2015). Análise dos Efeitos do Pensamento Computacional nas Habilidades de Estudantes no Ensino Básico: Um Estudo sob a Perspectiva da Programação de Computadores. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE.

Santana, B. L., Araújo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Eu: Livro do Professor. Feira de Santana: Edição do Autor.

Santana, B., Araújo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Eu: UmaProposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In WEI 2019 - XXVII Workshop sobre Educação em Computação.

Santos, J. A. M., Bittencourt, R. A., Dias, A. M., & Santana, B. S. (2019). Pensamento Computacional para Alunos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas em uma Cidade de Pequeno Porte: Um Relato e Análise de Experiência. In WIE 2019 - XXV Workshop de Informática na Escola.

Santos, P. S., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In FIE 2018- 48th Annual Frontiers In Education Conference.

SBC(2017) Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf.
Publicado
31/07/2020
DE SOUZA, Estéfane Carmo; SILVA, Diego do Carmo; BITTENCOURT, Roberto Almeida. E se Nossa Oficina não Der Certo?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 148-157. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11392.