Uma Proposta de Avaliação de Conceitos, Práticas e Perspectivas de Pensamento Computacional

Resumo


Neste artigo, apresentamos o trabalho preliminar de construção de uma avaliação da aquisição do Pensamento Computacional para estudantes do Ensino Fundamental II. Nossa proposta de avaliação, composta por dois testes, considera as dimensões de conceitos, práticas e perspectivas de Pensamento Computacional. Também apresentamos uma proposta para garantir a validade e confiabilidade dos instrumentos com base na psicometria.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Avaliação, Psicometria, Ensino fundamental

Referências

American Educational Research Association, American Psychological Association, Joint Committee on Standards for Educational, Psychological Testing (US), & National Council on Measurement in Education. (2014). Standards for Educational and Psychological Testing. American Educational Research Association.

Araújo, A. L., Andrade, W., & Guerrero, D. (2016). Um mapeamento sistemático sobre a avaliação do pensamento computacional no Brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1147.

Araújo, A. L. S. O., Santos, J. S., Melo, M. R. A., Andrade, W. L., Guerreiro, D. D., & Figueiredo, J. C. A. (2020). Teoria de resposta ao item. In Jaques, P. A., Pimentel, M., Siqueira, S., & Bittencourt, I., editores, Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa, capítulo 8. SBC, Porto Alegre.

Araújo, A. L. S. O., Andrade, W. L., & Serey Guerrero, D. D. (2016). A systematic mapping study on assessing computational thinking abilities. In 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9.

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE2019).

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Comunidade: Livro do Professor. Edição do Autor, Feira de Santana.https://sites.google.com/view/computacaofundamental/setimoano..

Araujo, L. G. J., Santana, B. L., & Bittencourt, R. A. (2020). Computação e o Mundo: Livro do Professor. Edição do Autor, Feira de Santana.https://sites.google.com/view/computacaofundamental/nonooano..

Barr, D., Harrison, J., & Conery, L. (2011). Computational thinking: A digital age skill for everyone. Learning & Leading with Technology, 38(6):20–23.

Boe, B., Hill, C., Len, M., Dreschler, G., Conrad, P., & Franklin, D. (2013). Hairball: Lint-inspired static analysis of Scratch projects. In Proceedings of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’13, pages 215–220, New York, NY, USA. ACM.

Brennan, K. & Resnick, M. (2012). New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. In Proceedings of the 2012 Annual Meeting of the American Educational Research Association, Vancouver, Canada, pages 1–25.

Cutumisu, M., Adams, C., & Lu, C. (2019). A scoping review of empirical research on recent computational thinking assessments. Journal of Science Education and Technology, 28(6):651–676.

Dagiene, V. & Stupurienė, G. (2016). Bebras - a sustainable community building model for the concept based learning of informatics and computational thinking. Informatics in Education, 15:25–44.

Grover, S., Pea, R., & Cooper, S. (2015). Designing for deeper learning in a blended computer science course for middle school students. Computer Science Education, 25(2):199–237.

Hsu, T.-C., Chang, S.-C., & Hung, Y.-T. (2018). How to learn and how to teach computational thinking: Suggestions based on a review of the literature. Computers & Education, 126:296–310.

Kong, S.-C., Chiu, M. M., & Lai, M. (2018). A study of primary school students’ interest, collaboration attitude, and programming empowerment in computational thinking education. Computers & Education, 127:178–189.

Lye, S. Y. & Koh, J. H. L. (2014). Review on teaching and learning of computational thinking through programming: What is next for K-12? Computers in Human Behavior, 41:51–61.

Moreno-León, J., Robles, G., & Román-González, M. (2015). Dr. Scratch: Automatic analysis of Scratch projects to assess and foster computational thinking. RED-Revista de Educación a Distancia.

Pasquali, L. (2011). Psicometria: Teoria dos Testes na Psicologia e na Educação. Vozes.

Román-González, M., Pérez-González, J.-C., & Jiménez-Fernández, C. (2017). Which cognitive abilities underlie computational thinking? Criterion validity of the Computational Thinking test. Computers in Human Behavior, 72:678–691.

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019a). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In WEI 2019 - XXVII Workshop sobre Educação em Computação.

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2019b). Computação e Eu: Livro do Professor. Edição do Autor, Feira de Santana.https://sites.google.com/view/computacaofundamental/sextoano..

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2020). Computação e Sociedade: Livro do Professor. Edição do Autor, Feira de Santana.https://sites.google.com/view/computacaofundamental/oitavoano..

Santos, P. S., Araujo, L. G. J., & Bittencourt, R. A. (2018). A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE.

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica.http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf..

Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O’Grady-Cunniff, D., Owens, B. B., Stephenson, C., & Verno, A. (2011). CSTA K–12 Computer Science Standards: Revised 2011. Technical report, CSTA/ACM, New York, NY, USA. 104111.

Seiter, L. & Foreman, B. (2013). Modeling the learning progressions of computational thinking of primary grade students. In Proceedings of the Ninth Annual International ACM Conference on International Computing Education Research, ICER ’13, pages 59–66, New York, NY, USA. ACM.

Selby, C. & Woollard, J. (2013). Computational Thinking: The Developing Definition. University of Southampton (E-prints).

Selby, C. C. (2015). Relationships: Computational thinking, pedagogy of programming, and Bloom’s taxonomy. In Proceedings of the Workshop in Primary and Secondary Computing Education, WiPSCE ’15, pages 80–87, New York, NY, USA. ACM.

Tew, A. E. & Guzdial, M. (2011). The FCS1: A language independent assessment of CS1 knowledge. In Proceedings of the 42nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’11, pages 111–116, New York, NY, USA. ACM.

Wiebe, E., Williams, L. A., Yang, K., & Miller, C. S. (2003). Computer Science Attitude Survey. Technical report, North Carolina State University. Dept. of Computer Science.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Zhong, B., Wang, Q., Chen, J., & Li, Y. (2016). An exploration of three-dimensional integrated assessment for computational thinking. Journal of Educational Computing Research, 53(4):562–590.
Publicado
31/07/2020
SANTANA, Bianca Leite; CHAVEZ, Christina von Flach Garcia; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Uma Proposta de Avaliação de Conceitos, Práticas e Perspectivas de Pensamento Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 158-167. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11393.