Uma Proposta de Avaliação de Conceitos, Práticas e Perspectivas de Pensamento Computacional

Resumo


Neste artigo, apresentamos o trabalho preliminar de construção de uma avaliação da aquisição do Pensamento Computacional para estudantes do Ensino Fundamental II. Nossa proposta de avaliação, composta por dois testes, considera as dimensões de conceitos, práticas e perspectivas de Pensamento Computacional. Também apresentamos uma proposta para garantir a validade e confiabilidade dos instrumentos com base na psicometria.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Avaliação, Psicometria, Ensino fundamental

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Publicado
31/07/2020
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SANTANA, Bianca Leite; CHAVEZ, Christina von Flach Garcia; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Uma Proposta de Avaliação de Conceitos, Práticas e Perspectivas de Pensamento Computacional. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 158-167. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11393.