Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade em Aplicativo Desktop para o Ensino da Programação Orientada a Objetos

  • Williany Thalita A. Veras UFRPE
  • José Elvis S. S. Nogueira UFRPE
  • João Emerson N. Silva UFRPE
  • Richarlyson A. D’Emery

Resumo


A usabilidade vem sendo cada vez mais utilizada na construção de softwares, pois ela procura facilitar a execução de tarefas dos usuários. O JAvatar é um jogo educacional que busca promover o aprendizado sobre os conceitos de programação orientada a objetos. Assim, é necessário avaliar a usabilidade do jogo tanto nos conceitos pedagógico e de design. Esse artigo exibe as investigações realizadas na aplicação, os dados foram coletados através de questionários e sua análise se deu através dos testes Qui-Quadrado e SUS. Os resultados foram positivos, e demonstram que o jogo contribui para ensino de POO.

Palavras-chave: Avaliação Heurística, Usabilidade, Jogo Educativo

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Publicado
31/07/2020
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VERAS, Williany Thalita A.; NOGUEIRA, José Elvis S. S.; SILVA, João Emerson N.; D’EMERY, Richarlyson A.. Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade em Aplicativo Desktop para o Ensino da Programação Orientada a Objetos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 178-187. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11395.