Formação de Discentes em Curso de Computação a Distância: Uma Experiência de Extensão Universitária no Ensino das TDIC
Resumo
A EAD no Brasil é uma modalidade fortemente ancorada ao uso das TDIC. Neste cenário, os cursos de licenciatura enfrentam grandes desafios para promover um processo formativo que envolva aspectos teóricos e práticos, que desenvolvam as habilidades e competências necessárias para a formação docente. Este artigo apresenta uma proposta de ação de extensão universitária, com o objetivo de possibilitar ao licenciando a prática docente em seus Polos de Apoio Presencial no ensino das TDIC, permitindo o desenvolvimento destas habilidades e ao mesmo tempo uma transformação sociodigital em sua microrregião. Verificou-se um aumento de até 115% na participação dos discentes e da comunidade no biênio 2016-2018.
Referências
Albuquerque, I.M.N.; Cavalcante, A. S. P. e Ribeiro, M.A.(2016) “Desencontros e Encontros Sobre Extensão Universitária à Luz da Pedagogia de Paulo Freire”. Essentia, Sobral, v. 17, n. 1, p. 158-186.
Alves, E.J. e Silva, B.D.(2017) “Formação Docente Online: a inclusão sociodigital para além do acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação”. Revista Pan- Amazônica de Comunicação. Vol 1, n. 2.
Araújo, G.C., SANTOS, D.S., SALES, M. A. (2017) “Da Formação à Docência: Os Desafios dos Cursos de Licenciatura na Contemporaneidade”. XIII Congresso Nacional de Educação. p. 10678-10692.
Brasil (1988). Constituição Brasileira de 1988. Acesso em: 20 fev. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
Cunha, E.J.L.,(2017) “O Desenvolvimento das Ações de Extensão em Educação A Distância nas Universidade Públicas Brasileiras. Extensão Universitária na EAD” – Desafios e Experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Editoraufmg, p 11-15.
Lins, R.R. et al.(2016) “A Experiência de Implantação de Atividades de Extensão no Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco”. Anais do 22o Congresso Internacional de Educação a Distância – CIAED.
Machado, M. R. L. et al.(2013). “A importância dos programas de extensão para formação universitária a distância”. In: Congresso Brasileiro De Ensino Superior a Distância (ESUD 2013), Belém.
Maciel, L. R.(2010). “Política Nacional de Extensão: perspectivas para a universidade brasileira”. Revista ParticipAção. v. 18, p. 17-27.
Mamede-Neves, M. A. e Duarte, R.(2008) “O Contexto dos novos Recursos Tecnológicos da Informação e Comunicação e a Escola. Revista Educação e Sociedade, Campinas, Vol29, n.104 – Especial, p. 769 – 789.
Moita, F.M.G.S.C. e Andrade, F.C.B.(2009) “Ensino-Pesquisa-Extensão: Um Exercício de Indissociabilidade na Pós-Graduação”. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41 maio/ago.
Paula, J.(2013) “A Extensão Universitária: História, Conceito e Propostas”. Interfaces - Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov
Rosa, S. (2013) “A influência das TDIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online”. Revista Novas tecnologias na Educação. Volume 11, n.3.
Silva, L.E, Nogueira, L.A.G. e Barbosa, C.S.F.(2017) “Algumas Reflexões e Apresentação de Propostas de Programas de Extensão para o Ensino a Distância”. Extensão Universitária na EAD – Desafios e Experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. p 17-24. Editoraufmg.
Teles, G., Soares, D.M.R., Lima, L. e Loureiro, R.C.(2019) “Docência e Tecnologias Digitais na Formação de Professores: Planejamento e Execução de Aulas por Licenciados”. IV Congresso sobre Tecnologia na Educação. Recife.