Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Escolha e Adoção de Software Livre no Ensino Superior de Música

Resumo


O Ensino Superior muitas vezes faz uso de ferramentas que são voltadas para o mercado e não criadas exclusivamente para o ensino. Este artigo apresenta uma metodologia para a escolha e adoção de ferramentas FLOSS para o ensino em Universidades que parte das disciplinas oferecidas em um curso, as atividades a serem realizadas no contexto destas disciplinas, as ca- tegorias de ferramentas que permitem a execução destas atividades e as ferra- mentas FLOSS que pertencem a estas categorias. O artigo traz ainda um estudo de caso da utilização desta metodologia no Departamento de Música da Uni- versidade Federal de São João del-Rei. Este estudo de caso ilustra a utilização da metodologia proposta e traz como resultado um conjunto de ferramentas que estão sendo utilizadas para o ensino nesta instituição.

Palavras-chave: Metodologia, Software Livre, Ensino Superior, Curso de Música

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Publicado
31/07/2020
GONÇALVES, Luan Luiz; SCHIAVONI, Flávio Luiz. Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Escolha e Adoção de Software Livre no Ensino Superior de Música. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 228-237. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11400.