Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Escolha e Adoção de Software Livre no Ensino Superior de Música

Resumo


O Ensino Superior muitas vezes faz uso de ferramentas que são voltadas para o mercado e não criadas exclusivamente para o ensino. Este artigo apresenta uma metodologia para a escolha e adoção de ferramentas FLOSS para o ensino em Universidades que parte das disciplinas oferecidas em um curso, as atividades a serem realizadas no contexto destas disciplinas, as ca- tegorias de ferramentas que permitem a execução destas atividades e as ferra- mentas FLOSS que pertencem a estas categorias. O artigo traz ainda um estudo de caso da utilização desta metodologia no Departamento de Música da Uni- versidade Federal de São João del-Rei. Este estudo de caso ilustra a utilização da metodologia proposta e traz como resultado um conjunto de ferramentas que estão sendo utilizadas para o ensino nesta instituição.

Palavras-chave: Metodologia, Software Livre, Ensino Superior, Curso de Música

Referências

Amorim, J. N. d. (2014). O ensino do contrabaixo elétrico e as novas ferramentas tecno-lógicas: um estudo de caso na escola de música de brasília.

Boni, V. and Quaresma, S. J. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Em Tese, 2(1):68–80.

Borges, G. A. (2007). Musix gnu linux na sala de aula. possibilidades de uso de softwares livres na educação musical.

Campos, A. (2006). O que é software livre. BR-Linux. Florianópolis, março de.

Freire, F. M. P. and Prado, M. (1999). Projeto pedagógico: Pano de fundo para escolha de um software educacional. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, pages 111–129.

Gimenes, M. C. (2001). A utilização do computador na educação. Educere-Revista daEducação da UNIPAR, 1(2).

Koefender, J., Nakahara, K. C., Savi, R., and Dantas, W. S. (2006). Software livre na educação: A experiência do projeto classificação de software livre educativo (classe). RENOTE, 4(1).

Minayo, M. d. S. and Sanches, O. (1993). Quantitativo-qualitativo: oposição ou comple-mentaridade. Cadernos de saúde pública, 9(3):239–262.

Pinhati, F. and Siqueira, S. (2012). Utilização de ferramentas colaborativas na apren-dizagem musical de alunos leigos. In Anais do Workshop de Informática na Escola,volume 1.

Queiroz, L. R. (2014). Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, 12(10).

Schiavoni, F. L. and Gonçalves, L. L. (2015). Utilização de software livre no ensino de música da ufsj. In SBCM 2015, pages 60–67, Campinas - SP - Brazil.

Tarouco, L. M. R., Roland, L. C., Fabre, M.-C. J. M., and Konrath, M. L. P. (2004). Jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS.

Valente, J. A. (1999). Análise dos diferentes tipos de softwares usados na educação. O computador na sociedade do conhecimento, page 71.

Valente, J. A. (2008). Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto, 12(57).

Wheeler, D. A. (2005). Why open source software/free software (oss/fs, floss, or foss)? look at the numbers!
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Luan Luiz; SCHIAVONI, Flávio Luiz. Uma Metodologia e Estudo de Caso para a Escolha e Adoção de Software Livre no Ensino Superior de Música. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 228-237. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11400.