Ensino Remoto Desenvolvido em Escolas Indígenas Potiguara da Paraíba
Resumo
Esta pesquisa tem como finalidade socializar para a comunidade acadêmica a importância da educação diferenciada para os povos indígenas e os impactos sofridos nesta educação com o isolamento social causado pela pandemia decorrente do novo corona vírus Covid-19, com foco nos Povos Potiguara da Paraíba, as escolas indígenas lutam por sua autonomia. Essas escolas atuam com ensino diferenciado, essas escolas têm seu publico alvo indígenas. Como metodologia optou-se por estudo de caso e pesquisa bibliográfica e qualitativa. Os desafios da inclusão digital nas escolas indígenas são grandes, e com o isolamento social e o ensino remoto a distância se fez necessário. As escolas, professores e estudantes não estavam preparados para esse desafio, todos tiveram que se reinventar, para superar mais esse desafio.
Referências
Bello, S. (1988)A pesquisa em etnomatemática e a educação indígena. (1996) 4 Ed. Capinas, São Pulo: zetetike, 1996.
Brasil. (1988) Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais no. 1/92 a 56/2007 e pelas emendas constitucionais no 1 a 6/94
Faustino, R. C. (2006) Política educacional no ano de 1990: multiculturalimo e interculturalidade na educação escolar indígena. Tese de Doutorado. UFSC. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006, p. 330
Gonçalves, Emily.; Mello, Fernanda. Educação Indígena. ( 2009) Disponível em: http://estagiocewk.pbworks.com/f/emily+e+fernanda.pdf. Acesso em abr. 2020.
Mercado, L. P. L. (2002) Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió, AL: EDUFAL, 207 p.
Nascimento, José Mateus do; Barcellos, Lusival. (2012) O povo Potiguara e a luta pela etnicidade. In: Nascimento, José Mateus do (Org.). Etnoeducação Potiguara Pedagogia da Existência e das Tradições. João Pessoa: Ideia, p. 11-25.
Silva, Ana Maria. (2011)O Vídeo como Recurso Didatico no Ensino de matemática. Dissertação de Mestrado Em Educação Em Ciências E Matemática – MECM. Goiânia.
Silva, Edna Lúcia da. Menezes, E. M. (2005) Pesquisa e suas classificações. 4. ed. Florianópolis: UFSC.