“O Que Eu Faço Agora?”: Reflexões sobre Imersão e Identificação na Aprendizagem com Role-Playing Game Digital

  • Fernando Rodrigues de Lima Júnior FACHO
  • Flávia Mendes de Andrade e Peres UFRPE
  • Ladjane de Fátima Ramos Caporal FACHO

Resumo


No diálogo entre a psicologia histórico-cultural e a psicanálise, apresentamos discussão sobre o uso do role-playing game digital como instrumento de aprendizagem escolar a partir do recorte interativo que extraímos de uma vivência de ensino-aprendizagem com estudantes do 6o ano do ensino fundamental. Neste estudo, fruto de uma pesquisa qualitativa e participante, ancoramo-nos em uma visão educativa que busca possibilitar ao estudante um espaço imersivo e pessoal de apropriação de conhecimentos no encontro relacional com seus outros sociais da cultura. Para isso, assumimos posição reflexiva e defensiva no uso dos jogos digitais como instrumentos potenciais de aprendizagem, não meramente didáticos, em que o estudante possa encontrar algo de si e nisto criar novas formas de conhecer e aprender.

Palavras-chave: Imersão, Identificação, Aprendizagem, Role-playing game digital

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Publicado
31/07/2020
DE LIMA JÚNIOR, Fernando Rodrigues; PERES, Flávia Mendes de Andrade e; CAPORAL, Ladjane de Fátima Ramos. “O Que Eu Faço Agora?”: Reflexões sobre Imersão e Identificação na Aprendizagem com Role-Playing Game Digital. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 246-255. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11402.