Estratégias com Aporte Tecnológico para Promoção da Aprendizagem Significativa Crítica no Ensino de Ciências

Resumo


Buscar e elaborar estratégias para um efetivo processo de ensino-aprendizagem na educação básica e maneá-las no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) é uma possibilidade promissora para a construção de conhecimentos significativos e críticos nos estudantes. Nesse sentido, esse estudo objetivou caracterizar e validar estratégias potencialmente significativas com aporte tecnológico para o ensino de ciências na educação básica. Foram idealizadas e aplicadas no ensino básico três estratégias com elementos das TDIC e a análise da aprendizagem foi feita a partir de mapas conceituais. Tendo em vista os aspectos observados, as estratégias se configuraram como promotoras de aprendizagem significativa e crítica.

Palavras-chave: Materiais potencialmente significativos, Educação Tecnológica, Ensino-Aprendizagem, Ensino de Ciências

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Publicado
31/07/2020
DE OLIVEIRA, José Antônio Bezerra; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva; CAVALCANTE, Patrícia Smith. Estratégias com Aporte Tecnológico para Promoção da Aprendizagem Significativa Crítica no Ensino de Ciências. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 256-265. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11403.