A Importância da Ludicidade na Interface de um Jogo Educativo para Estimulação do Controle Inibitório

  • Ariane Nunes Rodrigues UPE
  • Arianne Sarmento Torcate UPE

Resumo


Este artigo relaciona a ludicidade como responsável para a aprendizagem em jogos educativos promovida pela interface. A pesquisa reforça a necessidade da qualidade das interfaces educativas pelo uso de representações visuais e feedbacks adequados. Neste contexto, destaca-se aspectos lúdicos da interface do jogo Candy Night focado para estimular o controle inibitório. Os resultados da avaliação da interface do jogo, sob a perspectiva de usuários reais, revelam a importância de garantir a diversão para atingir os objetivos de aprendizagem.

Palavras-chave: Ludicidade, Interface, Jogo digital, Controle inibitório, Habilidades cognitivas

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Publicado
31/07/2020
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RODRIGUES, Ariane Nunes; TORCATE, Arianne Sarmento. A Importância da Ludicidade na Interface de um Jogo Educativo para Estimulação do Controle Inibitório. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 276-285. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11405.