Teoria e Prática de IHC na Concepção do Sustenta Aí: Um Aplicativo para Promoção de Ações Sustentáveis
Resumo
A associação entre teoria e prática é recomendada na formação de discentes dos cursos de Computação. Para a disciplina de Interação Humano Computador um Projeto Desafio foi adotado para o conteúdo do “Ciclo de Vida do Design da Interação”, incluindo técnicas, métodos e geração de artefatos. Os discentes tiveram como objetivo propor uma solução tecnológica para conscientizar e estimular ações sustentáveis no dia-a-dia. O aplicativo Sustenta Aí foi concebido por um grupo de 3 discentes, a partir da metodologia que aliou teoria e prática ao longo da disciplina. Este artigo descreve a metodologia aplicada, o app Sustenta Aí, e a perspectiva dos participantes (discentes e docente) sobre a experiência.
Referências
Berger, A. (2011) “Design thinking for search user interface design”. In: Proceedings of EuroHCIR2011, p. 1-4.
Brown, T., Wyatt, J. (2010) “Design thinking for social innovation”. Development Outreach, vol. 12, no 1, p. 29-43.
da Cunha, L. F.; Gasparini, I.; Berkenbrock, C. D. M. (2013) “Investigando o uso de gamificação para aumentar o engajamento em sistemas colaborativos”. In: Anais do V Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social. SBC. p. 28-33.
Finkbeiner, M., Schau, E. M., Lehmann, A., et al. (2010) “Towards life cycle sustainability assessment.” Sustainability, vol. 2, no 10, p. 3309-3322.
Frost, B. (2016). “Atomic design. Pittsburgh”.
Nielsen, J. (1995). “10 usability heuristics for user interface design”. Nielsen Norman Group, v. 1, n. 1.
Nunes, Mark Klaus (2020). ”UI Style Guide - Definindo a Abordagem Visual”, Medium.
Oliveira, J. V. S.; Figueiredo, L. M. R.; Souza, F. L. (2019). “Oficina de Apoio a Resolução de Problemas e Lógica Computacional Utilizando a Computação Desplugada e Gamificação”. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 4, Recife, dec. 2019 . p. 497-503.
Sanders, E. B.-N. (2002). “From user-centered to participatory design approaches”. In : Design and the social sciences. CRC Press. p. 18-25.
Souza, S. C. de. (2015). “Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): Um Método Transdisciplinar de Aprendizagem para Ensino Educativo”.
Rogers, Y., Sharp, H., Et Preece, J. (2013). “Design de Interação”. Bookman Editora.
Zorzo, A. F.; N., D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Leite, J.; Araujo, R. M.; Correia, R.; Martins, S. (2017). “Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação”. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p.