A Produção de Learning Analytics e Predição de Desempenho Acadêmico por Pesquisadores Brasileiros: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


Os cursos a distância têm aumentado a participação na educação Brasileira. Expansão impulsionada pelo uso de ambientes virtuais, inclusão social, oferta em regiões mal atendidas e menor custo de execução. Tais cursos apresentam como problemáticas: altos índices de evasão, reprovação e retenção dos estudantes. É importante a predição para identificar tais problemas e propor soluções para mitigação. Este trabalho é uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre Predição de Desempenho Acadêmico de estudos publicados por cientistas brasileiros nas bases de pesquisas: Scopus, Science Direct, Scielo, IEEE e CEIE. Foram encontrados 4 artigos que mostraram técnicas, algoritmos, práticas e estudos controlados.

Palavras-chave: Análise de dados educacionais, Predição de aprendizagem, Performance de aprendizagem, Revisão Sistemática da Literatura, RSL

Referências

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Publicado
31/07/2020
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GUIMARÃES, Carlos Artur; NUNES, Isabel; PIRES, Andressa Kroeff; ALENCAR, Eric Eduardo da Silva. A Produção de Learning Analytics e Predição de Desempenho Acadêmico por Pesquisadores Brasileiros: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 306-315. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11408.