Feedback no Ensino de Lógica de Programação com o Auxílio de Ferramentas para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem: Uma Abordagem Empírica

  • Dirson Santos de Campos UFG
  • Deller James Ferreira UFG

Resumo


Feedbacks é uma das maneiras de informar aos estudantes sobre seu desempenho acadêmico. Ele pode melhorar e reforçar o aprendizado dos estudantes, uma vez que detectar o erro é o primeiro passo para corrigi-lo. Dessa forma, é um componente essencial no ciclo de aprendizado, proporcionando reflexão e desenvolvimento cognitivo por parte do estudante. O ensino de computação, particularmente em algoritmos e programação, requer o uso de ferramentas para poder corrigir uma grande quantidade de código fonte produzido pelos alunos, o que torna impossível a produção em massa de feedback manualmente. Neste artigo, foram analisadas ferramentas de correção automática de exercícios e um estudo empírico com base nos resultados dessa análise foi feito, gerando feedbacks ipsativos.

Palavras-chave: Feedback, Aprendizagem de Programação, Correção Automática, Online Judge, Lógica de Programação

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Publicado
31/07/2020
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DE CAMPOS, Dirson Santos; FERREIRA, Deller James . Feedback no Ensino de Lógica de Programação com o Auxílio de Ferramentas para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem: Uma Abordagem Empírica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 346-355. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11412.