Computação Desplugada no Ensino-Aprendizado Colaborativo para Inclusão Sociodigital

Resumo


Este artigo descreve a aplicação de oficinas de Computação Desplugada, visando atividades educacionais lúdicas de raciocínio lógico-matemático e tópicos fundamentais de computação sem o uso de computadores. Busca-se estimular a resolução de problemas, colaboração, pensamento analítico, tomada de decisão e criatividade de estudantes do Recife, bem como jovens da comunidade Tatuoca. A metodologia está respaldada no Toolkit Human Centered Design e no projeto Computer Science Unplugged. Devido à independência de recursos de hardware e software, a Computação Desplugada se mostrou efetiva no processo de ensino-aprendizado colaborativo para inclusão social e digital, podendo ser aplicada em localidades mais humildes.

Palavras-chave: Computação Desplugada, Educação, Aprendizagem Colaborativa, Inclusão Sociodigital

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Publicado
31/07/2020
GUIMARÃES, Ariana Lima; GOUVEIA, Roberta Macêdo Marques. Computação Desplugada no Ensino-Aprendizado Colaborativo para Inclusão Sociodigital. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 365-374. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11414.