Proposta de Avaliação Heurística de uma Plataforma Web para a Difusão do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

  • Soraya Roberta dos Santos Medeiros UFRN http://orcid.org/0000-0002-6626-5963
  • Humberto Rabelo UFRN
  • Angélica Medeiros UEPB
  • Cristóvão Lima UFRN
  • Hélio Júnior UFRN
  • Cibelle Amorim Martins UFRN

Resumo


Este artigo tem como objetivo propor a avaliação do projeto de interface da plataforma Poesia Compilada para a difusão do ensino de PC no Ensino Fundamental.Para tanto, este estudo se divide em três etapas: i) planejamento da avaliação; ii) definição, modelagem e aplicação do método de avaliação a ser utilizado e iii) coleta e análise dos resultados. Como resultados, as avaliações indicaram que o protótipo precisa passar por ajustes para se adequar melhor as heurísticas, tendo em vista que de modo quantitativo as avaliações negativas representaram 63% das indicações.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Avaliação heurística, Plataforma de ensino, Poesia, Ensino de Algoritmos, Ensino de Programação

Referências

Barbosa, Simone: Silva, Bruno. “Interação Humano-Computador. Elsevier Brasil”, 2010.

Blikstein, P. (2008) “O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação”.Disponível em http://www.blikstein.com/paulo/documents/online/ol_pensamento_computacional.html, Acessado em 05 de Set. 2019.

Bordini, Adriana et al. (2018) “Linguagem Visual para resolução de problemas fundamentada no Pensamento Computacional: uma proposta”. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 81.

Charao, Andrea et al. (2018) “Computação e Psicologia: Construindo uma Parceria Interdisciplinar para o Ensino de Computação em Escolas”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 579.

Coelho, O. e Santoro, D. (2002). “A Sinergia entre as Heurísticas de Usabilidade de Software e as Heurísticas de Ensino-Aprendizagem do ponto de vista da Educação à Distância Mediada pela Web”. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Da Costa, Karine Piacentini Coelho; Azevedo, Matheus; Madeira, Charles. (2018) “Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 778.

Matos, E. S. (2013). “Dialética da Interação Humano-Computador: tratamento didático do diálogo midiatizado”. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

Medeiros, et al., (2019b). “Poesia Compilada: Plataforma lúdica para a difusão do ensino de programação através do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental”. In: Anais do II Congresso Sertanejo de Computação - SERCOMP 2019. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 259-276. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/sercomp-2019. Acesso em: 24 jul. 2020

Medeiros, Soraya et al. (2019a) “Proposta de Redesign da plataforma Poesia Compilada acessível para pessoas com deficiência visual/baixa visão para a difusão do Pensamento Computacional”. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 1141, nov. 2019. ISSN 2316-6533. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8842. Acesso em: 20 jul. 2020.doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.1141.

Mohaghegh, Dr Mahsa; McCauley, Michael. (2016)” Computational thinking: The skill pages 1524–1530.

Nieksen, J. (1992) “Finding usability problems through heiristic evaluation”. Proceedings of ACM CHI’92, p. 373-380.

Nielsen, J. (1993) “Usability Engineering”. New York, NY: Academic Press.

Norman, D.A.(1988) “Psychology of Everyday Things”. Basic Books.

Rêgo, Beatriz Brito; Garrido, Filipe Adeodato; De Souza Matos, Ecivaldo. (2018) “Moodle como ambiente MOOC: orientações para o redesign de interação”. RENOTE, v. 16, n. 1.

Reis, Emmanuel et al. (2018) “Jovens Programadores: ensino de programação e robótica para alunos do ensino básico de Monte Carmelo-MG”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 649

Rodriguez, Carla et al. (2015) “Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch”. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

Santos, Grazielle Costa. (2015) “Aspectos de Acessibilidade do Governo Eletrônico: Avaliação de portais web com ênfase em portadores de deficiência visual”. Projetos e Dissertações em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, v. 4, n. 2.

Sharp, H.; Rogers, Y.; Preece, J. (2007) “Interaction Design: Beyond HumanComputer Interaction”. Wiley. ISBN 9780470018668.

Wing, J. M. (2006). “Computational thinking”. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Shneiderman, B. (1998) “Designing the User Interface”, 3a ed. Reading, MA: Addison Wesley.

Zanin, Aline et al. (2018) “StudyPlay: Um Modelo Gamificado Para Incentivo a Realização de Atividades Extraclasse”. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 1683.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Soraya Roberta dos Santos; RABELO, Humberto; MEDEIROS, Angélica; LIMA, Cristóvão; JÚNIOR , Hélio; MARTINS, Cibelle Amorim. Proposta de Avaliação Heurística de uma Plataforma Web para a Difusão do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 395-404. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11417.