Análise da Evolução de Engines de Jogos

  • Daniel Scherer UEPB
  • Daniele Ventura Batista UEPB
  • Aline de Cantalice Mendes UEPB

Resumo


O desenvolvimento de software, em particular, de jogos sempre atraiu a atenção como uma porta de entrada para novos desenvolvedores entrarem no mundo da computação. Inicialmente, era necessário o conhecimento de linguagens de programação altamente complexas (por exemplo, Assembly); depois disso, foi necessário ter conhecimento em uma linguagem de alto nível como C ++ e, finalmente, recentemente o espaço parece ter sido dominado por motores, como Unity e Unreal. É interessante notar que houve uma migração na forma de desenvolvimento, deixando demandas por conhecimentos específicos de programação atingindo situações nas quais o desenvolvimento se baseia quase que exclusivamente no design do jogo desejado. Dessa forma, este trabalho busca analisar os mecanismos de desenvolvimento de jogos, buscando expor suas vantagens e desvantagens, quais recursos, comunidade, suporte e documentação, além de quais requisitos de conhecimento para que o novo desenvolvedor atual possa entrar neste mundo.

Palavras-chave: Game Engines, Jogos, Motores de jogos

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Publicado
31/07/2020
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SCHERER, Daniel; BATISTA, Daniele Ventura; MENDES, Aline de Cantalice. Análise da Evolução de Engines de Jogos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 425-434. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11420.