Usando QRcode no Cenário de Aulas Gamificadas

  • Jéssica Maria da Silva UFPE
  • Micheline Barbosa da Motta UFPE

Resumo


Associar estratégias inovadoras como a gamificação ao ensino de genética molecular para facilitar o desenvolvimento e crescimento cognitivo e afetivo do aluno é um meio para desenvolver competências/habilidades previstas na BNCC. Com o objetivo de investigar as implicações da gamificação em aulas de biologia sobre o tema de Genética Molecular vivenciada com alunos do ensino médio foi criada uma sequência didática gamificada em cinco momentos. O momento descrito neste artigo foi a maratona QRcode, apresentando resultados favoráveis para o ensino- aprendizagem com forte engajamento por parte dos alunos, alcançando o objetivo e contribuindo para a prática docente.

Palavras-chave: Gamificação, Competências, Motivação, Genética Molecular

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Publicado
31/07/2020
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DA SILVA, Jéssica Maria; DA MOTTA, Micheline Barbosa. Usando QRcode no Cenário de Aulas Gamificadas. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 472-481. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11425.