Práticas Educativas para Autocuidado Pós-Operatório Divulgadas por Meio de Mídia Digital

Resumo


Com o rápido desenvolvimento tecnológico e sua grande propagação, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser usadas de maneiras inovadoras para obter impacto social, como a educação em saúde, através da divulgação de vídeos, textos, artigos, em websites e redes sociais. O objetivo é relatar a experiência de condução de ações educativas virtuais sobre autocuidado no pós-operatório por meio da rede social Instagram.

Palavras-chave: Autocuidado, Educação em Saúde, Mídias Digitais

Referências

Aguiar, A. C. L., Guimarães, J. M. X., Ferreira, H. S., Almeida, K. T. C., Ribeiro, T. F. S., Anchieta, T. M., Carneiro, M. S. S. e Silva, B. C. (2018). “Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde”, Reciis: Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, v.12, n.2, p.220-31.

Almeida, M. e Stasiak, D. (2013). “A promoção da saúde nas mídias sociais: uma análise do perfil do Ministério da Saúde no Twitter”, In: Anais XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Rio Verde, Brasil, Intercom.

Baller, S., Dutta, S. e Lanvin, B. (2016), The Global Information Technology Report 2016: Innovating in the Digital Economy, World Economic Forum, 1st edition.

Bissolotti, K., Nogueira, H. e Pereira, A. (2014). “Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância”, CINTED: Novas Tecnologias na Educação, v.12, n.2.

Boulos, M. N. K., Giustini, D. M. e Wheeler, S. (2016). “Instagram and WhatsApp in Health and Healthcare: An Overview”, Future Internet, v.8, n.3, p.37.

Chaves, A. S. C. et al (2018). “Uso de aplicativos para dispositivos móveis no processo de educação em saúde: reflexos da contemporaneidade”, Revista Humanidades e Inovação, v.5, n. 6, p. 34-42.

Colnago, C. K. (2015) “Mídias e redes sociais digitais: conceitos e práticas”, In: Estratégias de comunicação nas mídias sociais, Edited by Wilson da Costa Bueno, São Paulo, Brasil, Manole, p. 3-22.

Costa, D. O., Araújo, F. A., Xavier, A. S. G., Araújo, L. S., Silva, U. B., Santos, E. A. e Ferreira, S. L. (2018). “Autocuidado de homens com priapismo e doença falciforme”, Rev. Bras. Enferm., v.71, n.5, p. 2418-2424.

Dalmolin, A. et al. (2016). “Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares”, Revista gaúcha de Enfermagem, v.37, e68373.

Freitas, C. E. P., Borges, M. V., Rios, J. R. A. C. (2016). “O algoritmo classificatório no feed do Instagram”, In: Anais 39o Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, São Paulo, Brasil, Intercom.

Luca, D. e Galeazzi, T. L. (2019). “O Instagram como estratégia de marketing digital na empresa nutriativa”, Trabalho de Conclusão de Curso: Técnico, Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil.

Massara, C. L, et al (2016). “Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil”, Epidemiol. Serv. Saúde, v.25, n.3, p.575-584.

Melo, A. S. L., Santos, A. A., Braga, A. G. S. e Silva, C. P. (2020). “Utilização das mídias sociais para educação em saúde pela LAPFITO: do instagram a oficinas de saúde e a interação entre academia e comunidade”, In: Anais 4o Seminário Tecnologias Aplicadas à Educação e Saúde, Salvador, Brasil, UNEB, p. 207-214.

Melo, M. C., Fonseca, C. M. F. e Vasconcellos-Silva, P. R. (2017). “Internet e mídias sociais na educação em saúde: o cenário oncológico”, Cadernos do Tempo Presente, n. 27, p. 69-83.

Neto, N. M. G., Áfio, A. C. E., Leite, S. S., Silva, M. G., Pagliuca, L. M. F. e Caetano, J. Á. (2019).“Tecnologias para educação em saúde de surdos: revisão integrativa”, Texto Contexto Enferm, v.28, e20180221.

Oliveira, F. A. et al (2018). “Atividades de educação em saúde realizadas com grupo de idosas para promoção do autocuidado em saúde”, Extensio: R. Eletr. de Extensão, v.15, n.28, p. 137-150.

Porto, C. (2018) “Porque ignorar o algoritmo do Instagram pode prejudicar seu engajamento”, https://www.camilaporto.com.br/instagram/algoritmo-do-instagram/,Maio.

Queirós, P. J. P., Vidinha, T. S. S. e Filho, A. J. Almeida (2014). “Autocuidado: o contributo teórico de Orem para a disciplina e profissão de Enfermagem”, Revista de Enfermagem Referência, Série IV, n.3, p.157-164.

Sá, K. M. et al (2018). “Mídias Sociais como ferramenta de apoio às práticas integrativas em saúde na área de plantas medicinais”, Vittalle, v.30, n.1, p. 144-1581.

Santos, F. D. R. P., Nunes, S. F. L., Pascoal, L. M., Silva, J. O. e Almeida, R. P. (2015).“Educação em saúde para pacientes no pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais”, Rev. Ciênc. Ext., v.11, n.1, p.171-177.

Santos, J. C. (2018). “Comparação das estratégias educativas em diabetes Mellitus em grupo e visita domiciliar”, Dissertação de mestrado, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Sarwer-Foner, S. N. D. (2018). “Impacto das mídias sociais na mudança de hábitos de higiene bucal em escolares”, Trabalho de Conclusão de Curso: graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Souza, D. A. S., Reis, I. A., Cortez, D. N., Afonso, G. S. e Torres, H. C. (2017). “Avaliação da visita domiciliar para o empoderamento do autocuidado em diabetes”, Acta Paul Enferm., v.30, n.4, p.350-7.

Tavares, A. P. C., Leite, B. S., Silveira, I. A., Santos, T. D., Brito, W. A. P. e Camacho, A. C. L. F. (2018). “Análise das publicações nacionais sobre educação a distância em enfermagem: revisão integrativa”, Rev. Bras. Enferm, v.71, n.1, p.227-36.

Thomas, L. S., Fontana, R. T. (2019). “O instagram como ferramenta para educação emsaúde”, In: Anais 6o Congresso Internacional em Saúde, Rio Grande do Sul, Brasil, UNIJUI.

Vieira, F. S. et al (2017). “Inter-relação das ações de educação em saúde no contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro”, J. res.: fundam. care. online, v.9, n.4, p.1139-1144.
Publicado
31/07/2020
DANTAS-SILVA, Lays Tamara; BRITO, Vanessa Carla do Nascimento Gomes; DE ARAÚJO, Laryssa Felinto ; DE MACEDO, Jaqueline Queiroz. Práticas Educativas para Autocuidado Pós-Operatório Divulgadas por Meio de Mídia Digital. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 492-499. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11427.