Observando a Sala de Informática: O Licenciado em Informática e Novas Perspectivas com o Scratch como Objeto de Aprendizagem

  • Augusto C. O. De Almeida IFRN
  • Pablo C. Spinelli IFRN
  • Radamila O. Do Nascimento IFRN
  • Janiele S. Costa IFRN
  • Danylla de M. Souza IFRN
  • Amanda O. A. Gomes IFRN
  • Anna R. da S. Marinho IFRN
  • Jéssica da S. Souza IFRN

Resumo


O presente artigo descreve uma oficina de Scratch realizada com o objetivo de diminuir o estranhamento entre os professores e as tecnologias. Tal dificuldade foi constatado pelos autores ao perceber o pouco ou mau uso da informática no ensino. Dialoga-se sobre as possibilidades pedagógicas desta ferramenta e da sala de informática para um ensino mais significativo, além de discutir sobre a atuação do professor na sala de informática.

Palavras-chave: Objeto de aprendizagem, Licenciado em informática, Formação docente, Ensino e aprendizado de informática, Scratch

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Publicado
31/07/2020
DE ALMEIDA, Augusto C. O.; SPINELLI, Pablo C.; DO NASCIMENTO, Radamila O.; COSTA, Janiele S. ; SOUZA, Danylla de M.; GOMES, Amanda O. A.; MARINHO, Anna R. da S.; SOUZA, Jéssica da S.. Observando a Sala de Informática: O Licenciado em Informática e Novas Perspectivas com o Scratch como Objeto de Aprendizagem. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 500-509. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11428.